17 de janeiro de 2025

Saúde prorroga vacinação contra a poliomielite em Rio Preto

Decisão foi tomada por conta da baixa procura pela vacina que combate a paralisia infantil. A vacinação vai até o final de junho. Campanha segue até o dia 31 de agosto e pretende atingir mais de 30 mil crianças
Mary Porfiro/g1/Arquivo
A Secretaria Estadual de Saúde estendeu o prazo para a imunização contra a paralisia infantil até o final do mês de junho. A vacinação que começou em dia 27 de maio, atingiu somente 25,33% da população infantil de São José do Rio Preto (SP). Situação que preocupa as autoridades.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda caracterizada pela contaminação que ocorre através do poliovírus e causa paralisia muscular dos membros inferiores de forma irreversível. Em casos mais graves, pode levar a morte.
A prorrogação ocorreu devido a baixa adesão do imunizante na região noroeste paulista. Crianças menores de cinco anos devem receber a dose oral da vacina contra pólio, popularmente conhecida como “gotinha”, mesmo com a carteira de vacinação atualizada.
O imunizante pode ser encontrado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Rio Preto, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS Jaguaré/João Paulo II, o horário é ampliado até às 18h30, e na UBS Solo Sagrado até às 19h.
Prorrogação
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, ao todo, foram aplicada 185.247 doses até o dia 12 de junho, no estado de São Paulo. O objetivo da prorrogação da data de vacinação é aumentar a adesão do imunizante.
O último caso relatado de pólio selvagem no país foi em 1989 e em São Paulo, em 1988. Após a chegada da vacina e o inicio da vacinação, o país recebeu uma certificação de área livre da doença em 1994.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias