Último evento deste ano aconteceu na maior cidade catarinense e trouxe lições voltadas ao empreendedorismo. Joinville recebe painel de encerramento da edição 2024 do SC Que Dá Certo
Joinville, a cidade mais populosa de Santa Catarina, localizada no Norte do estado, recebeu o último painel do SC Que Dá Certo 2024. O evento aconteceu na terça-feira (20) e trouxe lições que contribuem com o crescimento de um empreendedor, como os aprendizados nos momentos difíceis, o investimento em sustentabilidade e que os sonhos superam os desafios.
Mediado pelo apresentador da NSC TV Fabian Londero, o painel ocorreu no Salão Nobre Schulz, na sede da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). Cerca de 300 pessoas estiveram no local para escutar sobre as experiências profissionais de três empreendedores da região.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Confira o canal do SC Que Dá Certo no g1
SC Que Dá Certo 2024 – painel Joinville
José Somensi
Nesta edição, os painelistas convidados foram: Camila Marcato Frank, sócia da Otto House; Guilherme Bertani, presidente da Docol; e Ralf Sebold, cofundador e CEO da Bold.
O SC Que Dá Certo é uma iniciativa da NSC que circula por todas as regiões do estado para divulgar cases de sucesso e incentivar a população que deseja abrir ou ampliar o seu negócio. Em 2024, o projeto tem como conceito um caleidoscópio, objeto que permite observar a mesma cena por diferentes perspectivas.
Os aprendizados também surgem nos momentos difíceis
Camila Marcato Frank começou o painel mostrando sobre os principais desafios e aprendizados que apareceram durante a sua trajetória no empreendedorismo. Segundo ela, a Otto House iniciou as suas atividades no ramo imobiliário cercada de dificuldades devido a uma crise econômica no Brasil que aconteceu de 2014 a 2017. Mas aquele momento exigiu coragem para saber gerenciar com criatividade, inovação e atenção.
“Começamos com muita coragem, porque a fundação de uma empresa já é desafiadora e tivemos que nos adequar a um cenário que até então não era esperado […]. Acho que foi o período que mais aprendemos porque fomos obrigados a fazer os nossos processos com mais eficiência”, disse.
Camila Marcato Frank, sócia da Otto House
José Somensi
O valor da sustentabilidade na empresa
Na apresentação seguinte, Guilherme Bertani expôs que o objetivo da Docol é auxiliar para que as pessoas usem racionalmente a água. Guilherme destacou que os produtos desenvolvidos pela empresa buscam a preocupação com design, inovação, tecnologia, qualidade, bem-estar e sustentabilidade.
“A água é um recurso limitado na natureza e é fundamental para a vida no planeta. Por isso, a gente sente uma grande responsabilidade de fazer um produto que ajude as pessoas a usarem a água da maneira mais adequada, sem abrir mão do conforto, da qualidade e do design”, enfatizou.
Guilherme Bertani, presidente da Docol
José Somensi
Os sonhos devem continuar apesar dos desafios
O último painel desta temporada finalizou com a fala de Ralf Sebold sobre a história da Bold. Ele disse que o sonho de empreender foi uma das principais motivações para aguentar o começo desafiador da empresa. Mas, aos poucos, a Bold evoluiu e atualmente é líder de mercado na América do Sul na venda de chapas acrílicas, de policarbonato e ACM.
“Nós estamos sempre trabalhando para crescer, inovar e empreender. O nosso propósito é colaborar para o crescimento das pessoas […]. Cada dia é um desafio. Para quem está empreendendo, sabe disso e o quanto temos que recorrer muitas vezes aos nossos sonhos ou a nossa automotivação para que a gente possa seguir”, contou.
Ralf Sebold, cofundador e CEO da Bold
José Somensi
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias