29 de setembro de 2024

SC tem mais de 40 mil adolescentes de 16 e 17 anos aptos a votar nas Eleições 2024

Número é menor do que nas eleições de 2022, mas é 82,5% maior do que no último pleito municipal, em 2020. Jovens eleitores de SC revelam o motivo de decidirem votar pela 1ª vez
Santa Catarina tem 40.976 eleitores com 16 e 17 anos aptos a votar nas eleições de outubro, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nessa idade, o voto não é obrigatório, então esses jovens escolheram fazer o título eleitoral para poderem participar do primeiro pleito.
O número é menor do que o das eleições passadas, em 2022. Porém, é 82,5% maior do que o último pleito municipal, em 2020, primeiro ano da pandemia da Covid-19.
O g1 conversou com jovens de 17 anos que, pela primeira vez, resolveram tirar o título e exercer a cidadania nas próximas eleições municipais em Santa Catarina (assista ao vídeo acima).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Para o professor de Administração Pública e coordenador do programa de extensão Educação e Cultura Política da Udesc Esag, Daniel Pinheiro, em 2022 houve um movimento para engajar o público jovem, especialmente aqueles que votariam pela primeira vez.
“Na última eleição nacional, houve um movimento muito forte, principalmente de artistas e influenciadores, que foram buscar nos jovens, e principalmente nos primeiros eleitores, esse estímulo. […] Isso não aconteceu para essa eleição municipal”, declarou o professor.
Segundo ele, a educação política deve iniciar na base, para que o eleitor não veja o voto apenas como uma obrigação cívica, mas sim se sinta parte da democracia.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias