O kit contém módulos que auxiliam empresários na gestão da empresa, com dicas que vão desde a precificação até os cuidados para evitar a inadimplência dos clientes iStock
Divulgação
Empreendedores baianos já podem acessar o kit digital de Planejamento Financeiro(https://cloud.divulga.sebraeba.com.br/tudo-para-seu-controle-financeiro?utm_source=ASN&utm_medium=social&utm_campaign=controlesfin), disponível de forma gratuita. Organizado pelo Sebrae Bahia, o objetivo da ferramenta, além de tornar mais ágil e eficiente a vida do empreendedor, é ajudar a evitar os entraves que podem minar o sucesso de um negócio, tais como clientes inadimplentes, decréscimo nas vendas e aumento de despesas.
O material, disponível através do link (https://cloud.divulga.sebraeba.com.br/tudo-para-seu-controle-financeiro?utm_source=ASN&utm_medium=social&utm_campaign=controlesfin), é composto por infográficos, e-books, planilhas, cartinhas e um vídeo explicativo.
O e-book “Dicas espertas para cobrar clientes e evitar a inadimplência” é uma ferramenta indispensável para o empresário que deseja conhecer todas as estratégias que vão assegurar que a clientela pagará seus débitos em dia. O livro aborda as razões que conduzem ao atraso dos pagamentos, indica técnicas de pós-venda e sugere diferentes formas de recebimento de dinheiro por serviços e produtos vendidos.
Outro item valioso do kit é a planilha “Formação de Preços e Vendas”, que sugere o preço ideal que deve ser atribuído ao produto ou serviço, a partir de todos os custos que estão embutidos. Ou seja, o empreendedor fica sabendo exatamente quanto deve cobrar ao cliente, o que torna a negociação mais assertiva e justa tanto para quem compra quanto para quem vende.
Acompanha o material, também, um infográfico no qual são elencados os principais indicadores financeiros e a maneira adequada de como monitorá-los para obter os melhores resultados em rendimentos na empresa. São eles: ROI (retorno sobre investimento); lucro bruto; lucro operacional (Ebitda); lucro líquido; lucratividade; índice de cobertura de juros (capacidade de pagar dívidas); índice de endividamento geral; e liquidez corrente. Neste módulo são ainda apresentados os indicadores comerciais e um demonstrativo de resultados de exercícios.
A cartilha “Micro e Pequena Empresa – educação financeira” detalha a dinâmica do ciclo financeiro, explica o que é e como funciona o capital de giro e classifica as principais necessidades do empreendimento, tais como: compra de mercadorias e insumos; pagamento de salários; despesas (água, luz, energia elétricas, dentre outras); aluguel; e impostos.
O vídeo “Diz aí, Sebrae” entrega dicas importantes sobre produtos e serviços disponibilizados pelo mercado financeiro para pessoas e empresas, que podem contribuir para a melhoria da gestão e da competitividade da empresa. Criar e manter uma conta corrente pessoa física, por exemplo, ajuda a acompanhar melhor o desempenho da empresa. A ferramenta possibilita que sejam separados receitas e gastos empresariais das despesas familiares.