26 de dezembro de 2024

Sebrae divulga programação na Rota Caminhos Franciscanos para Festa de Nossa Senhora dos Anjos em Itambacuri

Neste ano, além das atividades religiosas, evento será marcado pela inauguração do novo ramal Frei Gaspar/Itambacuri. Festa de Nossa Senhora dos Anjos
Divulgação
O Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Caminhos Franciscanos (ACAF), está com uma programação para aproveitar as celebrações e festejos em homenagem à Nossa Senhora dos Anjos, padroeira de Itambacuri, no Vale do Mucuri, até 4 de agosto.
Confira a programação:
No dia 3 de agosto (sábado) será realizada a Peregrinação Inaugural – Frei Gaspar à Itambacuri.
No domingo (4/8), no mesmo trecho, vai ocorrer um pedal no novo ramal, que possui 32 km. No caminho, os peregrinos encontram religiosidade, traços da culinária local e paisagens naturais, além de atrativos turísticos de base comunitária.
A peregrinação rumo à Casa de Nossa Senhora dos Anjos inicia após o café da manhã, na Pousada Vieira e Silva, em Frei Gaspar. De lá, os peregrinos seguem para a antiga igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde recebem a benção de envio. A primeira parada é na comunidade de Cachoeira do Aranã, no meio da manhã. Já no horário do almoço, serão recebidos na casa da Maria Senhora, também conhecida por Senhorinha, que prepara um cardápio mineiro. O dia será encerrado com uma pernoite na propriedade de Dona Elcinha, famosa pelas quitandas.
O segundo dia de peregrinação terá como ponto de apoio a Fazenda Ipê, que oferece degustação dos queijos produzidos na propriedade. De lá, seguem até o Santuário, em Itambacuri, com recepção pelos Freis e integrantes da Associação Caminhos Franciscanos.
Potencial empreendedor
A Rota Caminhos Franciscanos era feita no período da colonização da cidade, pelos frades Capuchinhos e Clarissas Franciscanas, e se tornou um dos mais novos destinos turísticos religiosos de Minas Gerais.
Conta-se que há 150 anos os Frades Capuchinhos – dentre eles Frei Gaspar, Frei Ângelo, Frei Serafim e Frei Inocêncio – faziam esse percurso para trocar o que era produzido entre os municípios de Aldeamento (Itambacuri) e Filadélfia (Teófilo Otoni).
Diante desse contexto histórico, entidades e lideranças locais apoiadas pelo Sebrae Minas, realizaram, em 2019, um mapeamento técnico para desenvolver um produto do turismo religioso e de experiência: a Rota Caminhos Franciscanos.
O projeto valoriza o potencial religioso, os atrativos naturais, culturais e gastronômicos da região, além da produção artesanal. As atividades são realizadas a partir do fortalecimento das ações coletivas da comunidade local em prol do desenvolvimento econômico e sustentável dos destinos turísticos.
O gerente do Sebrae Minas na região Jequitinhonha e Mucuri, Rogério Fernandes, destaca que a instituição promoveu diversas capacitações para mais de 30 empreendimentos credenciados, já inseridos no guia turístico da rota, que contempla a zona urbana e rural das cidades.
“Desde o início do projeto, em 2019, foi registrada a abertura de 717 novos negócios ligados ao setor do turismo, nos municípios de Teófilo Otoni, Itambacuri e Frei Gaspar. São empresas como lanchonetes, restaurantes, agências de viagens, serviços de reservas e apart-hotéis”, conta.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.

Mais Notícias