12 de outubro de 2024

Sebrae promove palestra sobre redes sociais e fortalecimento de marcas

Apresentação, ministrada pelo empresário Pedro Motta, aconteceu durante a segunda edição do Summit Internacional de Branding (SIB) Sebrae
Darío G. Neto para ML Comunicação
A palestra “Fortaleça sua marca, alcance os clientes certos e aumente suas vendas usando redes sociais”, ministrada pelo empresário Pedro Motta e promovida pelo Sebrae, foi um dos destaques do Summit Internacional de Branding (SIB), realizado dias 4 e 5 de outubro, no CECBA, no Costa Azul, em Salvador. A segunda edição do encontro reuniu um time de palestrantes expert em branding, que apresentaram ensinamentos valiosos a empreendedores de variados segmentos sobre como serem valorizados, reconhecidos e bem pagos através do fortalecimento da marca de seus negócios.
Pedro Motta é dono da Fuego Content, empresa de gestão de marketing e produção de conteúdo. Ele explica que a agência identifica as necessidades do cliente, quem são seus clientes, dá início ao processo de compreensão da marca a ser trabalhada e em seguida passa à estratégia de produção de conteúdo (o que postar, como postar, quais os melhores canais a serem utilizados, dentre outras ações). “O normal é que as pessoas pensem apenas em usar as redes sociais para vender mais. Mas não basta apenas vender. É necessário chegar aos clientes certos. E para chegar nesses clientes e fazê-los comprarem nossos produtos e serviços a marca precisa ser forte”, observa.
Ele lembra que esteve do SIB 2023 como ouvinte e afirma que a participação significou uma virada de chave em sua vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. “Após ter participado do SIB do ano passado, eu mudei o plano e o modelo de negócios da minha empresa e consegui aumentar o tíquete, a percepção de valor por parte dos meus clientes aumentou e um ano depois estou aqui para compartilhar um pouquinho dos conhecimentos de estudo e também da experiência que adquiri na prática”, revelou.
Segundo o especialista em marketing digital, para obter sucesso nas redes sociais, “é necessário que o empresário conheça as dores dos clientes, como eles interagem no ambiente no qual o seu negócio está inserido e como vão acontecer essas interações. E para isso é necessário escolher as ferramentas corretas. O resultado é o aumento das vendas”.
Para ele, fortalecer a marca e aumentar as vendas é algo simples e ao mesmo tempo complexo. “A gente faz isso produzindo conteúdo intencional e temos que saber fazer as perguntas certas”, diz. Pedro elenca algumas questões que devem ser propostas: “Por que utilizar as redes sociais?”. De acordo com o palestrante, 62,7% usuários do Instagram no mundo o utilizam para pesquisar produtos e serviços. No Brasil, dois terços dos internautas compradores têm o hábito de pesquisar produtos e serviços nas redes sociais antes de adquiri-los. Desses dois terços, 77% utilizam o Instagram. E além disso, 77% dos internautas no Brasil têm entre 16 e 64 anos – faixa etária em que se incluem as personas relacionadas à grande maioria dos segmentos de negócios – e pesquisam os produtos e serviços que querem comprar. “Eles não buscam o perfil oficial da marca, mas sim a opinião das pessoas”, destaca.
Outra pergunta que deve ser feita, segundo Pedro Motta é: “Como produzir conteúdo com intencionalidade?”. E adianta que a resposta está nas ferramentas de Administração “Jornada do Cliente” e “Funil de Vendas”. “Eu tenho certeza de que quem tem conta no Instagram já ouviu falar delas, já tentou aplicar ou já as aplica”. Ele revela que uniu e simplificou os dois conceitos para serem usados de forma prática e objetiva no ambiente digital. “No início, minha principal dúvida era o que postar para atrair o cliente”, lembra.
Pedro explica que seu método identificou mais três fases: a da conversão de possíveis compradores, o momento da venda e a fidelização do cliente (encantamento), quando este passa a atuar como um “advogado da marca”, com depoimentos, por exemplo, de pessoas que ficaram satisfeitas com a aquisição do produto ou serviço a tal ponto que verbalmente o indicam. “Explorar o Instagram não é apenas uma parte do algoritmo para se ver o que está em alta. Essa rede é uma fonte poderosa de informação sobre a concorrência e sobre o nicho em que se atua”, frisa.

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