Evento gratuito terá na programação concurso gastronômico, feira de negócios, seminários e exposição de artesanato no Parque de Exposições do município de Jaguaribe O queijo coalho do município de Jaguaribe tem reconhecimento regional e nacional
divulgação
O Sebrae/CE por meio do Escritório Regional Vale do Jaguaribe, realiza de 9 a 12 de julho, o XV Festival do Queijo Coalho de Jaguaribe, evento que celebra a tradição e a inovação da produção de queijo local. Realizado de 18h às 23h no Parque de Exposições Deputado Francisco Monte, o evento tem expectativa de atrair mais de 5 mil visitantes, além de reunir produtores, empresários e entusiastas da área da gastronomia.
O Festival tem como objetivo organizar, desenvolver e fortalecer as estruturas de apoio à cadeia produtiva de leite e queijo no município, buscando coordenar ações e projetos, articular esforços, otimizar recursos e integrar competências para viabilizar econômica e tecnologicamente a atividade, tornando-a competitiva e sustentável.
Produto tipicamente nordestino, o queijo coalho dá identidade cultural e gastronômica à Região. No Ceará, o produto está entre as iguarias típicas da culinária local, podendo ser consumido fresco, assado ou como ingrediente em diversos pratos regionais. Com o seu processo de fabricação baseado na coagulação do leite e na prensagem da massa, numa forma simples de produção, a indústria do queijo artesanal no Ceará tem destaque no agronegócio local.
A cidade de Jaguaribe, conhecida por sua robusta produção de leite, gera diariamente 80 mil litros, dos quais 90% são destinados à fabricação do queijo coalho, produto de destaque regional e nacional.
Programação
A programação do evento inclui a realização do concurso do queijo coalho, que reconhecerá os melhores queijos da região.
O evento contará ainda com o Concurso Gastronômico do Melhor Prato à Base de Queijo Coalho, onde os chefs de todo o Brasil apresentarão suas criações culinárias. Outra atração importante será o Seminário Tecnológico Bovinocultura Leiteira & Laticínios, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de julho, disseminando conhecimento e tecnologias para melhorar a produção de leite e queijo.
Além disso, a Feira de Negócios da Cadeia Produtiva do Leite será uma oportunidade para produtores, comerciantes e investidores se conectarem e fortalecerem suas parcerias. A programação também inclui uma Exposição de Artesanato, onde artesãos locais poderão exibir e vender suas peças.
Além dos 5 mil visitantes esperados nos quatro dias, a expectativa é que o evento reúna cerca de 250 produtores de leite e queijo do Ceará e estados vizinhos. O concurso do melhor queijo coalho contará com a participação de 20 produtores, e diversas instituições e fornecedores estarão presentes para apoiar e fomentar a cadeia produtiva.
O escritório Regional Jaguaribe promove ações de capacitação do Sebrae/CE voltadas para as necessidades da região. As capacitações podem acontecer no próprio Regional ou ainda nos municípios atendidos que são: Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.
Para mais informações sobre o evento e inscrições, acesse: ce.loja.sebrae.com.br. Para conhecer outras ações, eventos e soluções do Sebrae para fomentar o empreendedorismo e os negócios no estado do Ceará entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 570 0800.