18 de outubro de 2024

Secretaria realiza castração de animais em situação de abandono nos campi da UFC

Ação ocorre no campus universitários do Pici, do Benfica e de Porangabussu. Ação de Secretaria de Proteção Animal do Ceará realizou castração de animais em situação de abandono no campus do Pici
Divulgação
A Secretaria Estadual de Proteção Animal do Ceará (Sepa) realiza a partir desta quinta-feira (17) uma ação de castração de animais em situação de abandono que vivem dentro dos campi da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Conforme a Sepa, a ação de castração teve início no campus do Pici. Até domingo (20), ela deve se estender ao campus do Benfica e ao campus de Porangabussu. A pasta espera castrar cerca de 100 animais, entre cães e gatos.
Além dos animais que vivem em situação de abandono, também vão ser castrados pets de tutores que vivem em comunidades próximas aos campi.
“A castração é uma medida fundamental para melhorar a saúde dos animais em situação de vulnerabilidade, pois, além de prevenir diversas doenças, contribui para um controle populacional mais eficaz”, afirma o titular da Sepa, David Rattacaso.
A castração está sendo realizada pela Sepa em parceria com a UFC e projetos voluntários da causa animal, como o Animais Universitários e o União Felina.
Ainda neste ano, a secretaria já havia realizado um mutirão no campus do Pici, em parceria com a UFC, com objetivo de pôr nos animais de rua coleiras antiparasitárias, que afastam insetos transmissores de doenças como o calazar.
Unidades móveis oferecem consultas e castração 🐶🐱
No dia a dia, tutores de cães e gatos de Fortaleza podem procurar atendimento veterinário e gratuito oferecido pelas unidades do Pet Ceará Móvel, geridos pela Secretaria Estadual de Proteção Animal.
Secretaria de Proteção Animal do Ceará realiza castração de cães e gatos
Divulgação
📍 A partir desta sexta-feira (18), uma das duas unidades do Pet Ceará Móvel em Fortaleza vai ficar na Vila Social da Messejana; e a outra na Vila Social do Canindezinho, a partir de segunda (21).
Nas duas unidades, será possível fazer a retirada de fichas para consultas e realizar o agendamento de castração – a cirurgia não é feita no mesmo dia em que é agendada. As unidades móveis distribuem 40 senhas por dia para consultas: 20 de manhã e 20 de tarde, por ordem de chegada.
⏰ Horários de atendimento: Segunda a sábado, das 7h às 16h; e aos domingos, das 7h às 12h.
👉 Documentação: Para agendar a castração, o tutor precisa apresentar documento oficial de identificação (RG e CPF) e comprovante de endereço.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Mais Notícias