8 de fevereiro de 2025

Secretarias de Saúde e Limpeza Pública realizam mutirão de combate à dengue em Alenquer


A Semsa alerta aos moradores do bairro, que coloquem na frente de suas casas apenas materiais que acumulam água. Não serão recolhidos outros tipos de lixo. Recipientes que acumulam água serão recolhidos durante mutirão no bairro do Aeroporto em Alenquer (imagem ilustrativa)
Reprodução EPTV
As secretarias municipais de Saúde e Limpeza Pública de Alenquer, no oeste do Pará, realizarão neste sábado (8) um grande mutirão de limpeza para eliminar focos do mosquito da dengue, no bairro do Aeroporto. A ação terá início às 08h.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A Semsa alerta aos moradores do bairro, que coloquem na frente de suas casas apenas materiais que acumulam água, como pneus, garrafas, latas e recipientes que possam servir de criadouro para o Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zilka e chikungunya. Não serão recolhidos outros tipos de lixo.
“Das 8h ao meio-dia, a equipe percorrerá o bairro recolhendo esses materiais. Faça a sua parte e ajude no combate à dengue. Juntos, podemos eliminar o mosquito e proteger nossa cidade”, destacou o prefeito Tom Silva.
Durante o mutirão serão realizadas as seguintes ações:
Inspeção e limpeza de áreas com possíveis criadouros do mosquito.
Orientação sobre prevenção e combate à dengue.
Eliminação de recipientes que acumulam água.
Além da eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, o mutirão visa reforçar a importância da população adotar medidas preventivas para conter a proliferação do mosquito, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, manter caixas d’água limpas e com tampa, utilizar repelentes, e colocar telas de proteção nas residências.
De acordo com o Coordenador de Endemias de Alenquer, Welton Siqueira, no mês de janeiro de 2024, o município registrou 30 casos suspeitos de dengue, dos quais 17 foram confirmados. Durante todo o ano, foi realizado um trabalho intensivo de prevenção, com palestras em escolas, conversas com a população e ampla divulgação nas mídias. Esse esforço contínuo tem mostrado resultados positivos em 2025.
“Apesar das fortes chuvas, em janeiro deste ano foram notificados apenas 5 casos suspeitos e, até o momento, nenhum confirmado. Esse avanço é reflexo do comprometimento da equipe de endemias, que segue atuando ativamente. Os mutirões continuam e é fundamental que qualquer pessoa com sintomas de dengue procure a unidade de saúde para notificação e realização da sorologia o quanto antes”, disse Welton Siqueira.
Sintomas da dengue
Os primeiros sintomas da dengue são febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, vermelhidão na pele e fadiga. Nessa fase, a doença é classificada como dengue clássica ou dengue sem sinais de alerta e pode ser controlada com hidratação intensa e certas medicações.
Em geral, os primeiros sintomas começam, em média, cinco dias após a picada do mosquito transmissor do vírus da dengue.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias