Leônidas de Oliveira analisa os movimentos Barroco e Modernista em mais uma de suas publicações A obra “Arte, cultura e fé”, escrita por Leônidas de Oliveira e publicada pela editora C/Arte, examina o legado da arquitetura mineira no Brasil a partir da análise de movimentos fundamentais como o Barroco e o Modernismo. Após lançar o livro em Belo Horizonte, em um evento para convidados na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte e na Semana Criativa de Tiradentes, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais prepara-se para lançar seu livro na quarta edição do Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira. Será realizada uma sessão de autógrafos no dia 2 de novembro, sábado, a partir das 17 horas, na Área de Autógrafos.
Não se trata do primeiro livro de Leônidas: entre suas publicações estão obras como “O museu e a cidade sem fim: setenta anos de história preservada”, “Belo Horizonte F.C.: trajetórias do futebol na capital mineira”, “Arte, arquitetura e religiosidade em Belo Horizonte”, “Restaurar a memória: procedimentos e técnicas de restauração e conservação” e “Cadernos de Textos: Inverno no Mhab 2010”, tendo sido o organizador destas duas últimas.
O Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira
Romano Comunicação
“Arte, cultura e fé” mergulham na filosofia da arte, teoria e história da arquitetura, explorando a evolução do Barroco desde suas origens europeias até sua expressão singular no Brasil Colonial, centrando-se na sua análise da história da arte sacra, ainda nos movimentos culturais contemporâneos. Fruto de cinco anos de pesquisa na Europa e no Brasil, o livro traça um panorama abrangente da arte e arquitetura barroca, destacando influências da escola alemã até o Barroco luso-brasileiro. Com foco na arquitetura religiosa, Leônidas de Oliveira também aborda ainda o Modernismo mineiro e a cidade de Brasília, explorando a continuidade e transformação dos estilos arquitetônicos ao longo do tempo. A essência do livro destaca a importância das culturas, dos povos e dos lugares na influência da arte.
“Esta obra é um convite para refletirmos sobre como a arte e a arquitetura expressam nossa identidade cultural e espiritual. Espero que os leitores descubram novas perspectivas sobre o Barroco brasileiro, nossas culturas e sua relevância no contexto contemporâneo”, afirma Leônidas de Oliveira. Além do Barroco, “Arte, cultura e fé” analisa o Modernismo e o contemporâneo em Brasília, contextualizando-os dentro do panorama histórico e cultural. A obra apresenta temas filosóficos e oferece uma análise detalhada de edificações barrocas, modernas e contemporâneas, proporcionando uma compreensão profunda da evolução arquitetônica no Brasil. O livro é uma síntese da tese de doutorado defendida por Leônidas de Oliveira na Universidade de Valladolid, na Espanha, em 2005, intitulada “Multiculturalidade na arquitetura religiosa em Brasília”. Apesar do texto em estilo acadêmico, a leitura se mantém acessível a outros públicos.
Capa da obra “Arte, Cultura e Fé”
Editora C/Arte
Mineiro de São Gotardo, Leônidas de Oliveira é, desde maio de 2020, Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com vasta experiência na gestão cultural e turística no Brasil e no exterior. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Valladolid e mestre em Restauração do Patrimônio Histórico pela Universidade de Alcalá de Henares, Espanha, dedicou sua carreira à promoção e valorização da cultura, da arte e do patrimônio cultural mineiro e brasileiro.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está.
Sobre o Flitabira
A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, de quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.
Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.