Entre os principais crimes eleitorais que podem ser monitorados estão a compra de votos, propaganda irregular e a prática conhecida como ‘derramamento de santinhos’. Santinhos jogados no chão (imagem meramente ilustrativa)
Renata Delgado
A poucos dias das eleições de 2024, o planejamento de segurança está garantido para que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila e segura em Santarém, oeste do Pará, especialmente nas seções da área de abrangência da 83ª Zona Eleitoral.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O chefe da 83ª Zona Eleitoral, Roberto Costa, e o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Joselde Barbosa, informaram ao g1 que foram discutidas as medidas para reforçar a presença das forças de segurança e a integração com outros órgãos durante o período eleitoral no município.
Entre os principais crimes eleitorais que podem ser monitorados estão a compra de votos, propaganda irregular e a prática conhecida como “derramamento de Santinhos” — situação em que materiais de campanha são jogados nas ruas e em frente às seções eleitorais durante a madrugada do dia da eleição.
De acordo com o Roberto Costa, é muita importante o trabalho em conjunto entre juízes, promotores e fiscais partidários para combater os crimes eleitorais.
“No dia da eleição, estaremos em constante comunicação com juízes e promotores eleitorais através de um aplicativo, permitindo uma resposta rápida a qualquer problema nas seções eleitorais”, explicou.
Caso algum crime eleitoral seja flagrado, como o derramamento de santinhos ou desordens, o juiz estará presente para avaliar a situação e tomar medidas imediatas, como a prisão em flagrante, por exemplo.
“Na última eleição, conseguimos abrir 13 inquéritos por conta do derramamento de santinhos, e até hoje os envolvidos respondem aos processos eleitorais”, acrescentou Roberto.
Para combater práticas ilícitas, como a distribuição de materiais de campanha, as forças de segurança intensificarão as rondas durante a madrugada. “Haverá um reforço específico para a noite de sábado e madrugada de domingo, visando coibir o derramamento de santinhos nas vias públicas e em frente às seções eleitorais”, afirmou o chefe da 83ª Zona Eleitoral.
Segundo o comandante do 3º BPM, a operação para as eleições de 2024 contará com um maior número de efetivo da Polícia Militar, que atuará não apenas no policiamento regular, mas também em uma jornada extraordinária.
“Foi solicitado um reforço de 495 policiais para toda a região do CPR-1 (Comando de Policiamento Regional), abrangendo todas as cidades da Calha Norte”, informou.
O reforço policial é uma das principais estratégias para assegurar que os cidadãos possam exercer seu direito ao voto com tranquilidade, reforçando o policiamento em áreas de maior movimentação e nos pontos de votação, garantindo a ordem pública e evitando incidentes.
Apesar de o combate aos crimes eleitorais ser uma atribuição da Justiça Federal e da Polícia Federal, Roberto Costa destaca a atuação integrada com a Polícia Militar. “A Polícia Militar estará pronta para atuar nas vias públicas e também em conjunto com a Polícia Federal, a Justiça Eleitoral e a Polícia Civil, respondendo de forma ágil a qualquer solicitação”, pontuou.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região