Condenados por crimes graves, como estupro, homicídio e latrocínio, os detentos evadiram de presídios de Teófilo Otoni, Coronel Fabriciano e Nanque. Dos seis detentos procurados, quatro evadiram do Presídio de Nanuque
Arte/g1
Seis detentos de unidades prisionais da região são procurados por não retornar para a prisão após receberem o benefício da saída temporária. Eles cumpriam pena por crimes graves e evadiram dos presídios de Teófilo Otoni, Coronel Fabriciano e Nanuque.
O grupo integra a lista do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que é compartilhada entre as forças de segurança na intenção de promover a recaptura dos condenados. Segundo o MP, eles receberam o benefício conhecido como ‘saidinha de fim de ano’ em dezembro de 2023.
Entre os 24 procurados, quatro foram recapturados. Um deles, Melquezedeque dos Reis, foi localizado em Governador Valadares, em maio. Ele cumpre pena por tráfico de drogas no Complexo Penitenciário de Ponte Nova.
Quem são?
Seis detentos que compõem a lista de procurados evadiram de presídios do Leste e Nordeste de Minas (veja galeria de fotos abaixo). A maioria estava nos presídios de Teófilo Otoni e Nanuque, no Vale do Mucuri, e um na unidade prisional de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço.
De acordo com o MP, evadiram do presídio de Teófilo Otoni os detentos: Iran Cláudio Costa Alves, condenado por latrocínio, e Marcos Cézar Lopes Moreira, condenado por homicídio qualificado.
Não retornaram da unidade de Nanuque, os internos: Luís Marcos Ferreira da Silva, condenado por estupro; Magno Jesus dos Santos, condenado por estupro de vulnerável e Paulo César Rodrigues de Souza, que cumpria pena por roubo majorado.
Já do presídio de Coronel Fabriciano, evadiu o detento Patrick Fernandes de Oliveira Pinheiro, condenado por tráfico de drogas.
Confira abaixo a galeria com as fotos dos detentos procurados.
Veja quem são os detentos que não retornaram da saída temporária
De acordo com o MP, em dezembro de 2023, foram concedidas 3.760 saídas temporárias em Minas. Desse total,142 não retornaram às unidades prisionais de onde saíram no prazo fixado. Atualmente 20 ainda são procurados. Veja a lista completa aqui.
Foram acionadas para ajudar na recaptura dos detentos as instituições parceiras das forças de segurança pública de todo o país, incluindo as Polícias Civil, Federal, Militar, Penal, Rodoviária Federal e Interpol.
Denúncias
Informações sobre o paradeiro de qualquer integrante da lista podem ser repassadas para a Ouvidoria do MP, de forma sigilosa, pelo telefone 127.
O denunciante também pode fazer a comunicação pela internet, acessando o portal da instituição.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais