22 de setembro de 2024

Seis partidos lançam pré-candidatos para disputar a Prefeitura em Jacareí, SP

O atual prefeito, Izaías Santana, do PSDB, não poderá concorrer ao cargo. Pré-candidatos falam sobre o que pode ser melhorado na cidade. Seis partidos lançam pré-candidatos para disputar a Prefeitura em Jacareí, SP.
Divulgação
Com o fim do prazo para filiação a um partido político para quem pretende concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas eleições municipais deste ano, seis nomes foram confirmados como pré-candidatos em Jacareí. Os partidos têm até 15 de agosto para confirmar o registro das candidaturas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Depois de oito anos administrando a cidade com o prefeito Izaías Santana, o PSDB vai abrir mão de lançar candidato próprio e deve indicar o vice na chapa com o PL.
Veja quem são os pré-candidatos confirmados pelos partidos:
o sindicalista Adilson dos Santos “Índio” (PSTU);
o atual secretário municipal de Governo e Planejamento, Celso Florêncio (PL);
ex-vereador Diobel Fernandes (MDB);
o ex-prefeito Hamilton Mota (PT);
o engenheiro Luís Fernando Massari (União);
o vereador Rodrigo Salomon (PSD)
O g1 pediu aos pré-candidatos que respondessem uma questão sobre o que é preciso melhorar em Jacareí nos próximos quatro anos. Veja o que eles disseram:
Adilson dos Santos “Índio” (PSTU)
Divulgação
Adilson dos Santos “Índio” (PSTU)
“Com uma pré-candidatura, com perfil de esquerda e socialista, vamos discutir a renovação política que Jacareí necessita para colocar a Prefeitura, de fato, a serviço dos trabalhadores e mais pobres. Queremos discutir a fundo a situação da saúde pública.
A população sofreu muito na pandemia e agora com a epidemia de dengue a situação continua precária. Já passou da hora de se construir um hospital público de qualidade que atenda às demandas da população. A instalação do Ambulatório Médico de Especialidades/AME é também uma demanda urgente.
Defendemos a necessidade de termos um transporte municipalizado de qualidade, com Tarifa Zero, como diversas cidades já adotam. É preciso a regularização dos loteamentos clandestinos; a valorização dos/as servidores/as públicos/as e a ampliação do Bom Prato nos bairros.
Outro tema que precisa de atenção é a questão ambiental. Temos que discutir medidas de preservação do rio Paraíba e outros biomas, para que, inclusive, cessem os alagamentos na cidade.”
Celso Florêncio (PL)
Divulgação
Celso Florêncio (PL)
“A nossa proposta é avançar ainda mais com os investimentos em Educação. Após zerar a fila de espera nas creches, vamos atuar para que o ensino integral atenda a 100% da demanda.
Outro ponto de atenção será a saúde. Após solucionarmos os problemas estruturais da Santa Casa, nossa prioridade absoluta será a construção do Pronto-Socorro Municipal, reduzindo a sobrecarga das UPAS. Além disso, vamos aprofundar as melhorias da rede básica de saúde, investindo na inteligência, qualidade e humanização do atendimento. Também vamos atuar junto ao Estado para trazer o AME para Jacareí.
Em relação às enchentes, focaremos nossos esforços para as obras de drenagem na região central.
Por fim, nossa meta maior é qualidade de vida da população.”
Diobel Fernandes (MDB)
Divulgação
Diobel Fernandes (MDB)
“Saúde: Construção do Hospital Municipal, contratação de mais médicos e enfermeiros. Abastecimento dos medicamentos essenciais para a população.
Esportes Cultura e Lazer: Reutilizar os Educamais como meio de incentivo a prática do esporte cultura e lazer da população de Jacareí, criando competições esportivas e culturais, gerando assim maior integração entre a administração e os munícipes da cidade.
Educação: Implantar catraca eletrônica em todas as escolas municipais para termos o maior controle e segurança de nossas crianças. Melhorar a qualidade da merenda escolar e mais escolas com período integral.
Segurança: Nomear um secretário para a GCM com histórico na área de segurança. Equipar a GCM com equipamentos adequados para cada situação. Treinamento e reciclagem periódica para o Guardas. Iluminação pública com lâmpadas de led.
Turismo: Incentivo ao turismo em nossa cidade com eventos em datas comemorativas.
Agricultura: Incentivo aos produtores agrícolas.”
Hamilton Mota (PT)
Divulgação
Hamilton Mota (PT)
“Na saúde, é preciso reforçar as equipes médicas, investir em programas como o Saúde da Família, o Mais Médicos e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e oferecer um serviço de qualidade e humanizado; garantir mais remédios gratuitos e fazer contratação suficiente de exames para todos, bem como implantar teleconsulta para agilizar os retornos.
Os jovens contarão com atividades esportivas, culturais e programas para a formação profissional e o incentivo ao empreendedorismo, e oferta de requalificação para todos os trabalhadores.
Na segurança, implantar um programa de inteligência e monitoramento, e investir na guarda municipal. Também é preciso cuidar da cidade de forma estratégica, com equipes de capina, além de recapeamento das vias, entre outras iniciativas.
Na educação, avançar com os EducaMais, valorizar os professores e aumentar o número de vagas nas creches. Na habitação, construir novas moradias. Os idosos necessitam de programas específicos para as suas necessidades.”
Luís Fernando Massari (União)
Divulgação
Luís Fernando Massari (União)
“Primeiramente, fazer uma nova política onde prevalece o respeito às pessoas, valores e princípios. Nossas propostas são:
Cortar custos e diminuir desperdícios, aumentando a produtividade e receitas através de políticas públicas que estimulem o crescimento econômico. O município precisa aumentar sua capacidade de investimento para realização de novos projetos. É necessário alterar legislações e criar um ambiente desburocratizado para ampliação de emprego e renda.
Melhorar o atendimento nos serviços públicos como saúde, segurança e educação. Criar um amplo programa de zeladoria para a cidade, com ampliação de áreas verdes e arborização para diminuir os efeitos do aquecimento global.
Eliminar enchentes na região central, recapeamento das vias, enfrentar os problemas de mobilidade, reorganização do centro integrado com a orla do Rio Paraíba. Elaboração de projetos de infraestrutura para estimular o turismo e o agronegócio. Diminuir o déficit habitacional.”
Rodrigo Salomon (PSD)
Divulgação
Rodrigo Salomon (PSD)
“Sabemos que a cidade de Jacareí possui grandes desafios e estou preparado para enfrentá-los!
A gestão precisa de renovação, para que Jacareí possa se desenvolver e prosperar.
Vamos melhorar a qualidade de vida das pessoas, pois acredito que não existe melhor programa social que a geração de emprego.
E para isso, o poder público não pode atrapalhar a vida de quem gera emprego e renda, partindo da urgente necessidade de destravar a atualização do Plano Diretor, que é o mesmo desde 2003.
Outro grande desafio, se não o maior, é a Saúde Pública do município. A minha experiência de mais de 20 anos atuando como médico em nossa cidade me permite vivenciar e conhecer a realidade, os problemas e o caminho para prestarmos um atendimento digno e humanizado ao nosso povo. É inadmissível que Jacareí não tenha um Hospital Municipal.
Juntos, vamos mudar essa realidade! Não se trata de promessa, mas sim um compromisso firmado com a nossa gente. Deus abençoe sempre o nosso povo!”
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias