4 de janeiro de 2025

Sem ar-condicionado, quadra esportiva e muro: pais de alunos cobram melhorias em escola na zona Rural de Boa Vista

Escola Municipal David Feitosa fica localizada no Projeto de Assentamento (P.A) Nova Amazônia e tem mais de 300 estudantes, segundo os pais e responsáveis. Prefeitura de Boa Vista informou que um novo prédio está em construção. Pais denunciam péssimas condições na Escola Municipal José David Feitosa
Falta de ar-condicionado, quadra esportiva, muro e infraestrutura. Essa é a realidade da Escola Municipal José David Feitosa, no Projeto de Assentamento (P.A) Nova Amazônia, no Murupu, zona Rural de Boa Vista, onde mais de 300 alunos estudam. Sem solução para os problemas, os pais dos estudantes têm cobrado melhorias na unidade.
A escola possui sete salas de aulas e atende estudantes do 1º ao 5º ano, além de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os pais chegaram a denunciar o caso no Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) na última quarta-feira (14) e aguardam soluções.
📲 Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp
Procurada, a prefeitura de Boa Vista, responsável pela unidade, disse que uma nova sede está sendo construída. Acrescentou ainda que a parte elétrica da escola está sendo reestruturada para receber centrais de ar (leia a nota na íntegra ao fim da reportagem).
A Rede Amazônica também procurou o Ministério Público para saber quais medidas foram adotadas e aguarda retorno.
A escola fica localizada próximo a estrada e ao chegar no local é possível que não há nenhuma proteção, como muros ou cercas. A preocupação de Márcio Lucas, pai de duas alunas matriculadas na unidade, é que sem a segurança aconteça algum incidente.
“Se eu puder dar uma visão do local aqui […] dá acesso a maioria dos banhos, então o pessoal passa em alta velocidade. Uma criança sai daqui vai para o meio da rua acontece uma fatalidade. Não tem muro, não tem segurança”, explicou.
Escola não possui muros ou proteção
Janara Rodrigues/Rede Amazônica
Além da falta de segurança, com as altas temperaturas os pais e responsáveis têm se preocupado com o calor enfrentado pelas crianças, pois a escola não tem ar-condicionado ou central de ar. As sete salas de aulas, que abrigam ao menos 30 alunos cada, são refrigeradas com ventiladores de teto.
Maria Gorete Rufino é avó de uma das alunas que estuda na escola e relata que além da falta de ar-condicionado, os estudantes acabam brincando no sol e na poeira devido à falta de uma quadra esportiva. Os pais pedem solução desde o ano passado.
“Hoje o maior problema aqui que estamos reivindicando seriam as centrais de ar que estamos lutando desde setembro e é só promessa, não aparece ninguém para colocar essas centrais […] Não estamos questionando nem funcionário e nem diretora, estamos questionando a melhoria para os nosso filhos porque é o que eles merecem”, disse.
Salas não possuem central de ar ou ar-condicionado
Janara Rodrigues/Rede Amazônica
Vídeos enviados pelos pais à Rede Amazônica, mostram a situação da unidade. Em uma das imagens, apenas um ventilador funciona na sala de aula, já outro mostra as crianças brincando no sol e na poeira devido à falta de quadra. Em algumas salas, o forro ameaça cair.
Segundo os pais, a escola existe há mais de 10 anos e todas as melhorias foram feitas por iniciativa da própria comunidade. Com a situação precária, os pais reuniram um abaixo-assinado com mais de 300 assinaturas e protocolaram a denúncia no MPRR.
“A gente está reivindicando esses direitos. Queria a colaboração da gestão municipal para isso, faz tempo que a gente reivindica, a gente já foi duas vezes na Secretaria de Educação e não tivemos respostas […] A gente queria melhoria para os nossos filhos”, cobrou Luciana Azeredo, uma das mães.
Escola Municipal José David Feitosa Neto, no PA Nova Amazônica
Janara Rodrigues/Rede Amazônica
Nota na íntegra
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura informa que está sendo construída a nova sede da Escola Municipal José Davi Feitosa Neto. Um prédio moderno, amplo, com salas climatizadas e quadra poliesportiva que atenderá as necessidades dos alunos e da comunidade.
A gestão municipal reitera seu compromisso de cuidar das pessoas, oferecendo a mesma qualidade de ensino para alunos da área urbana, rural e indígena. Reforça ainda, que enquanto o novo prédio é construído, a parte elétrica da atual unidade está sendo reestruturada para a instalação das centrais de ar. A primeira etapa já foi concluída, que consiste na instalação da subestação de energia. A próxima etapa será a ligação da subestação para dentro da escola. A secretaria aguarda a empresa contratada concluir o serviço.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Mais Notícias