12 de outubro de 2024

Sem chuvas, Rio Claro vai multar quem desperdiçar água; saiba valor

Está proibido o uso de água tratada para lavagens de calçadas, passeios públicos, quintais, imóveis e veículos, tanto no âmbito residencial como comercial. Rio Claro vai multar quem for flagrado desperdiçando água
O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro (SP) irá multar quem for flagrado desperdiçando água. (veja abaixo o valor, como serão a fiscalização e como fazer denúncias).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Ficou estabelecido em decreto a proibição do uso de água tratada para:
lavagens de calçadas, passeios públicos, quintais, imóveis e veículos, tanto no âmbito residencial como comercial (exceto em estabelecimentos como lava-rápidos e postos de gasolina, desde que tenham equipamentos adequados que reduzam o volume de água).
Também não será permitida a irrigação de jardins e uso em piscinas e similares.
Lavagem de carro com água tratada está proibida até dezembro em Rio Claro
Reprodução/TV Tapajós
Estiagem e valor da multa
A medida foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira (9), juntamente com o decreto que declara situação de escassez hídrica no município, em razão da redução das quantidades de água bruta nos mananciais usados para captação de água.
O valor da multa é de R$ 224,50, correspondente a 50 unidades fiscais do município (UFM), e será cobrado diretamente na conta de água.
A validade dos decretos é até 7 de dezembro, podendo ser prorrogados por mais 60 dias, caso a situação hídrica do município ainda esteja crítica.
As medidas foram tomadas por conta da forte estiagem. Para se ter uma ideia, o Ribeirão Claro, responsável pelo abastecimento de 40% da cidade, está apenas com 18% da sua capacidade e o rio Corumbataí, de onde é captada água para o abastecimento dos outros 60%, está com com 40% do seu nível máximo.
“A gente está contando com chuva em breve para não correr um risco de racionamento ou revezamento”, afirmou o superintendente do Daae, Sérgio Ferreira.
Ficalização de desperdício e denúncias
Além dos fiscais do Daae, qualquer funcionário da autarquia poderá reportar desperdício de água que flagrarem no trabalho de rua.
O responsável pelo desperdício será, primeiramente, notificado e, caso insista no comportamento de desperdício, então será multado.
A população também pode denunciar os desperdícios de água, de forma anônima, pelos telefone 153 da Guarda Municipal, e 0800 505 5200 da Central de Atendimento do Daae.
Veja os vídeos da EPTV Central
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Mais Notícias