Pai do ‘Menino Maluquinho’ morreu neste sábado (6), aos 91 anos. Filme sobre o personagem foi gravado em Minas Gerais. Ziraldo e Afonso Celso Raso durante obras de construção do Mineirinho, em BH.
Thaís Leocádio/g1
Sem cobrar nada, Ziraldo criou a identidade visual e o mascote do estádio Mineirinho, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte.
Morre Ziraldo, criador de ‘O Menino Maluquinho’, aos 91 anos
Quem se lembra bem dessa história é Afonso Celso Raso, advogado e presidente de honra do América. Ele era amigo do ilustrador e esteve à frente da obra inaugurada no dia 15 de março de 1980.
Irmão caçula do Mineirão, Mineirinho fica na Pampulha e tem capacidade para receber 20 mil pessoas.
Reprodução/TV Globo
Na casa onde vive há mais de três décadas, próxima ao estádio Jornalista Felipe Drummond, Raso mantém um acervo que mostrou ao g1 em 2019. São documentos e fotografias que conservam a história do ginásio.
“Sabe quanto o Ziraldo me cobrou para fazer toda a programação visual do Mineirinho? Nada!”, contou.
O pai do Menino Maluquinho foi responsável pela escolha de detalhes da estrutura, como a cor da madeira e a do ferro vermelho. O artista também criou o símbolo do estádio e um mascote, o Mineirinho, com cabelos compridos, força de atleta, um lápis atrás da orelha e botina nos pés.
Mascote Mineirinho criado por Ziraldo.
Thaís Leocádio/g1
‘Um dos filhos mais ilustres da UFMG’, diz reitoria sobre Ziraldo
Vizinho do Mineirão, inaugurado em 1965, o Mineirinho foi projetado pelo arquiteto Richard Lima e é tombado como Patrimônio Cultural do Município. O espaço fica perto do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
Em 2022, o Mineirinho foi concedido à iniciativa privada por R$ 130 mil. A tradicional feira que era realizada no espaço estava suspensa e, no último domingo, foi reaberta em um novo endereço, em Contagem.
Medalha de 1980 com símbolo do Mineirinho desenvolvido por Ziraldo.
Thaís Leocádio/g1
Filme ‘O Menino Maluquinho’
O filme “Menino Maluquinho”, clássico do cinema nacional, foi filmado em Belo Horizonte e Tiradentes. O menino com uma panela na cabeça, vestindo um blazer azul enorme, saiu das páginas de Ziraldo e alcançou as telas do cinema em julho de 1995.
Veja como estão hoje os atores do filme ‘Menino Maluquinho’
Cena do filme “Menino Maluquinho”
Divulgação
O longa é ambientado nos anos 60 e retrata uma infância de brincadeiras ao ar livre. A maior parte do elenco é formada por crianças, hoje adultos que seguiram diferentes caminhos profissionais. Para a escolha do protagonista, vivido pelo ator Samuel Costa, mais de três mil testes foram realizados no país.
O principal cenário do filme é a Rua Congonhas, no bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Quando as gravações ocorreram, em 1994, as casas históricas tombadas – incluindo aquela onde viveu Guimarães Rosa – ainda estavam preservadas.
Vídeos mais vistos do g1 Minas: