Campanha Abril Laranja chama atenção da sociedade para a prevenção da crueldade contra animais. Vacinação antirrábica será realizada durante programação do Abril Laranja (imagem ilustrativa)
Divulgação/Secom
Em alusão à campanha Abril Laranja, que é voltada a conscientização das pessoas sobre maus-tratos praticados contra os animais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de Alenquer, oeste do Pará, realiza nesta sexta-feira (26) uma programação especial com vacinação antirrábica, concurso de beleza pet e corrida.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A programação será realizada a partir das 17h, na avenida Santos Dumont, bairro Aeroporto Velho, em frente à feira municipal. As inscrições para corrida e concurso de beleza serão realizadas no local do evento, mediante a entrega de 1kg de ração. Haverá premiação para o primeiro colocado do concurso.
Da corrida, podem participar animais de pequeno e grande porte. Haverá premiação para tutores masculino e feminino.
Além de chamar a atenção da sociedade alenquerense para a importância da prevenção da crueldade contra os animais, o evento objetiva esclarecer dúvidas, aumentar a imunização contra a raiva animal e também alertar sobre os cuidados com os pets e para o acolhimento de animais em situação de vulnerabilidade nas ruas.
Abril Laranja
A campanha foi instituída em 2006 pela Sociedade Americana para Prevenção da Crueldade contra os Animais, que foi fundada em abril e por essa razão, foi escolhido esse mês para a mobilização. Apesar de ter começado despretensiosamente, a data ganhou repercussão internacional e vários países abraçaram a causa, inclusive o Brasil.
Denunciar crimes de maus-tratos é fundamental para proteger os animais e garantir seu bem-estar. As denúncias ajudam a responsabilizar os agressores e prevenir novos casos de crueldade. Além disso, ao denunciar, o cidadão dá voz aos animais indefesos, promovendo a conscientização.
No Brasil, os maus-tratos contra os animais é crime previsto em lei. A pena pode chegar a até cinco anos de prisão e pagamento de multa. Quem comete crueldade contra os animais pode ser preso em flagrante pela autoridade policial.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região