4 de janeiro de 2025

Semab promove diálogo sobre o papel do PNAE na agricultura familiar no município de Óbidos

A Lei 11.947/09, determina que pelo menos 30% dos recursos do PNAE sejam destinados à compra de produtos provenientes da agricultura familiar. O encontro reuniu autoridades locais e estudais, além de agricultores familiares
Ascom/ Prefeitura de Óbidos
Em Óbidos, oeste do Pará, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semab), realizou uma reunião nesta quarta-feira (27), com objetivo de esclarecer aos produtores locais sobre as oportunidades oferecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
No evento, que contou com a presença de representantes governamentais, associações, sindicatos e agricultores, foram discutidas formas de acesso ao programa e a importância da participação da agricultura familiar na oferta de alimentos para as escolas.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Segundo o secretário de Agricultura, Roberto Pinedo, é necessário expandir o alcance do programa entre os agricultores familiares do município repassando as informações necessárias para que possam fornecer seus produtos para as escolas.
“E esse evento tem como objetivo abranger mais agricultores familiares do nosso município, prestando informações necessárias sobre de que forma fornecer esses alimentos para alimentação escolar”, explicou Pinedo.
Durante o encontro, os agricultores receberam orientações sobre as responsabilidades envolvidas na adesão ao programa, com foco maior na qualidade dos alimentos produzidos.
A secretária municipal de Educação, Maria Zilda Bentes, informou que parceria com a Semab para aumentar a participação da agricultura familiar no cardápio escolar, é muito importante porque oferece uma alimentação mais saudável nas escolas além de gerar renda para as famílias produtoras.
“Nós precisamos ampliar nossa oferta de alimentação mais saudável em nossas escolas, e esse tipo de produção atende perfeitamente essa demanda e também, gera renda para as famílias”, disse Maria Zilda.
Em 2023, Óbidos alcançou a marca de 35% de aquisição de alimentos da agricultura familiar através do PNAE, e a meta municipal é atingir 100% nos próximos anos. A presidente da Associação Extrativista Jamaracarú, Sidiane da Cruz, presente na reunião, mostrou interesse em mobilizar os associados para participarem do programa, e valorizar os produtos locais fortalecendo a economia da região.
De acordo com o prefeito de Óbidos, Jaime Silva, os agricultores familiares têm de aprimorar suas produções e garantir uma fonte de renda familiar.
“O nosso município precisa de mais produção e essas informações precisam chegar à nossa classe produtora. O governo está fazendo a parte dele e a sociedade precisa compreender que também precisa ajudar, e uma das formas é recebendo esses benefícios e trabalhando para sustentar sua família com dignidade”, finalizou o prefeito.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias