25 de fevereiro de 2025

Semana do Oscar: Lula vai assistir a ‘Ainda estou aqui’ em sessão particular no Alvorada


Filme de Walter Salles concorre a três Oscars: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres). Cerimônia será no próximo domingo; Globo transmite. Cartaz de “Ainda Estou Aqui”
Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja, vão assistir nesta segunda-feira (24) a uma sessão particular do filme “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, no Palácio da Alvorada.
🎥 Residência oficial da Presidência da República, o Alvorada tem uma sala de cinema privativa com cerca de 30 lugares. Segundo a comunicação do governo, ministros foram convidados para a sessão.
A exibição acontecerá menos de uma semana antes da cerimônia do Oscar 2025.
“Ainda estou aqui”, primeiro longa-metragem original Globoplay, concorre a três estatuetas: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres). A TV Globo vai transmitir a cerimônia no próximo domingo (2).
Guia musical de ‘Ainda Estou Aqui’: como MPB ajuda a contar história do filme e por que Roberto Carlos é pintado como ‘isentão’
Do 1º trailer até as indicações ao Oscar: a trajetória de ‘Ainda estou aqui’
Fernanda Torres elege as três cenas mais marcantes da sua personagem no filme “Ainda Estou Aqui”.
Segundo membros do governo, a equipe de “Ainda estou aqui” não deve participar da sessão porque está fora do país, em eventos de divulgação do longa.
A própria equipe do filme cedeu uma cópia para exibição no Alvorada. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, está em férias e deve ser representada pelo secretário-executivo Márcio Tavares dos Santos, e pela secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.
Em 2023, Lula recebeu convidados para uma sessão privada no Alvorada de “Saudosa Maloca” (2023), filme de Pedro Serrano que homenageia Adoniran Barbosa. Na ocasião, a equipe do filme e a ministra Margareth Menezes participaram da exibição.
Lula publica foto com primeira-dama, Janja, e atriz Fernanda Torres
X/Reprodução
O filme e a sequência de prêmios
Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda estou aqui” narra a trajetória de Eunice Paiva, mãe do autor, que dedicou 40 anos de sua vida à busca pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello.
Rubens Paiva foi assassinado durante a ditadura militar no Brasil. A família só conseguiu a certidão de óbito em 1996, 25 anos após o crime – a cena também é retratada no longa.
Além das três indicações ao Oscar, cujos desfechos serão conhecidos no próximo domingo, o filme de Walter Salles ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e deu o Globo de Ouro de Melhor Atriz – Drama a Fernanda Torres.
Ao todo, foram 38 prêmios nacionais e internacionais até o dia 20 de fevereiro – veja aqui a lista completa.
‘Ainda estou aqui’ e Fernanda Torres são indicados ao Oscar

Mais Notícias