10 de janeiro de 2025

Semana Santa: Confira os pontos de venda de palmito na Grande Vitória

Venda do palmito, um dos principais ingrediente nos tradicionais pratos capixabas para celebrar a Semana Santa, já começou em vários pontos do estado. Palmito é um dos principais ingredientes para fazer a torta capixaba, espírito santo
Reprodução TV Gazeta
Com a proximidade da Páscoa, a venda de um dos principais ingredientes para fazer a torta capixaba, o palmito, já começa a ser feita nas cidades da Grande Vitória. São 15 pontos autorizados de venda espalhados pelos municípios.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A torta capixaba é considerada um ícone da culinária do estado e ganha destaque na Semana Santa, onde a tradição é não consumir carne vermelha.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A receita original da torta é feita com peixe, siri, caranguejo e camarão. O palmito e a clara em neve com cebola são utilizados como um toque final. O prato também é considerado tipicamente capixaba por ser feito nas panelas de barro feitas pelas paneleiras de Goiabeiras.
Vendas de palmito para a torta capixaba já começaram no Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Confira abaixo os pontos de venda de palmito
Vitória
Na capital, a venda de palmito está sendo realizada em Santo Antônio, na Região do Sambão do Povo. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (SEDEC).
Equipes de fiscalização vão monitorar a chegada dos vendedores. Também será organizado o comércio ambulante na área, que vai ter banheiros, pias e contentores.
Vila Velha
Na cidade, a venda iniciou nesta quarta-feira (20) e vai até a Sexta-feira Santa (29). O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h até às 21h30. No domingo o comércio funciona das 7h às 18h.
O ponto de venda está localizado no estacionamento do Atacadão, na Avenida Carlos Lindenberg, número 1.723, no bairro Nossa Senhora da Penha, próximo ao viaduto.
Serra
A cidade separou sete pontos de venda. A comercialização do produto será feita entre os dias 26 de março até o dia 31, das 7h ás 20h. Os pontos determinados são:
No terreno ao lado do Terminal de Laranjeiras, na Avenida Eldes Scherrer Souza, Laranjeiras
Entrada do bairro Jardim Limoeiro, rodovia BR 101, km 8,5 (próximo ao Andaimes Vitória), em Jardim Limoeiro;
Em frente ao Posto de São Benedito, em Serra Sede, na rua Floriano Peixoto, 104, São Judas Tadeu, Serra Sede;
Peixaria de Jacaraípe, na Colônia de Pescadores (próximo à Praça Encontro das Águas), em Jacaraípe;
Entrada do bairro José de Anchieta (próximo ao posto de combustível Arara Azul), rodovia BR 101, km 264, em José de Anchieta;
Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Jacaraípe (próximo ao posto Shell);
Entrada de Nova Almeida (próximo à rotatória do bairro).
Cariacica
A cidade disponibilizou quatro pontos com venda autorizada entre os dias 21 e 31 de março. Os horários são definidos pelos próprios vendedores. Os pontos são:
São Francisco, próximo ao Corpo de Bombeiros – Avenida Mário Gurgel (BR-262);
Campo Grande, ao lado da Câmara de Vereadores – Avenida Mário Gurgel (BR-262);
Itacibá, próximo ao Supermercado Casagrande e Correios;
Porto de Santana, entrada do bairro.
Guarapari
Na cidade a venda é realizada entre os dias 23 e 29 de março nos arredores do Mercado do Produtor Rural, no Centro da Cidade.
Viana
A venda do palmito é feita por produtores do município ás sextas-feiras, em Viana Sede, das 11h às 17h, no estacionamento da Praça Jerônimo Leite e nas feiras que ocorrem aos sábados em Marcílio de Noronha, próximo ao Posto de Atendimento É pra Já, das 7h às 12h.
Linhares
O produto será comercializado sempre das 7 às 17 horas.
BNH – Ao lado do parque de exposições.
Araçá – Avenida Guaçuí, ao lado da Unidade de Saúde.
Interlagos – Avenida Vasco Fernandes Coutinho, ao lado da Associação de Moradores.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias