15 de novembro de 2024

‘Sentimos tudo em 10 segundos’, relata brasileira que mora em Portugal e presenciou terremoto de 5,4 em Lisboa

Casal Ingride Duarte e Vinícius Ramos moravam em João Pessoa e se mudaram para Lisboa há cerca de três anos e sentiram o tremor causado pelo terremoto que atingiu a costa portuguesa na madrugada desta segunda-feira (26). ‘Sentimos tudo em 10 segundos’, relata brasileira que mora em Portugal e sentiu tremor de terremoto de 5,4 em Lisboa
Arquivo Pessoal/Ingride Duarte
“Sentimos tudo em 10 segundos”, relatou Ingride Duarte da Silva, que mora com o marido paraibano em Lisboa, e foi uma das brasileiras que sentiu o tremor do terremoto de magnitude 5,4 que aconteceu na madrugada desta segunda-feira (26) na costa portuguesa.
Ingride Duarte da Silva, de 29 anos, (nascida em Brasília, mas morou em João Pessoa por muitos anos) e Vinicius Ramos Lins, 33 anos, pessoense, moram em Lisboa há cerca de três anos. De acordo com Ingride, eles moram em um edifício e por volta das 5h no horário local (1h no horário de Brasília) sentiram o tremor.
“Eu e meu marido acordamos sem entender o que estava a acontecer. Foi muito forte e rápido. Acredito que sentimos tudo em 10 segundos. Até pensei que era um vento muito forte e como moramos no último andar do prédio pensei primeiro nisso e depois logo descartamos e entendemos que era mesmo um terremoto”, disse a enfermeira.
Ingride contou ao g1 que, quando percebeu o tremor, não sentiu receio, mas após o evento geográfico e, ao saber das notícias, sentiu medo.
“Ficamos naquela, e agora, o que que fazemos? Vamos pra rua, ficamos dentro de casa, será que vai acontecer de novo? Foi muito rápido, mas muito intenso”, disse Ingrid.
O casal se mudou para Portugal por motivos de trabalho. Vinícius foi ministrar aulas de jiu-jitsu e ela realizar a equivalência como enfermeira. Ingride explicou também que no início pensou que se tratava de um sonho, mas rapidamente descartou a possibilidade pois o marido acordou no mesmo momento que ela, ambos assustados com o tremor.
“No início eu achei [que fosse um sonho], só que como o meu marido também acordou junto comigo, eu logo descartei isso porque os dois tendo o mesmo sonho era impossível. Então eu descartei logo essa possibilidade. Fiquei mesmo em dúvida se era apenas um vento forte, o que também foi descartado logo após a gente perceber que tava tudo o mesmo a balançar”, relatou a brasileira.
Terremoto de 5,4 atinge Lisboa
GIF home – terremoto em Portugal
g1
Um terremoto de magnitude 5,4 atingiu a costa de Portugal, nos arredores de Lisboa, nesta segunda-feira (26). O tremor foi fortemente sentido na capital portuguesa e no Porto e é um dos piores em décadas no país.
O terremoto ocorreu pouco depois das 5h no horário local (1h no horário de Brasília), e teve o epicentro no mar, a 52 quilômetros da costa de Setúbal, cidade nos arredores de Lisboa.
Segundo o Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora tremores pelo mundo em tempo real, o terremoto ocorreu em uma profundidade de 10 quilômetros da superfície, que é considerada baixa e aumenta a intensidade do tremor.
Além de Lisboa, o terremoto também foi sentido no Porto e em várias regiões por todo o país europeu, que, no século XVIII, foi atingido por um megaterremoto que é um dos maiores já registrados na história. Não houve relatos de danos ou vítimas. Também não houve alertas por tsunami.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Mais Notícias