24 de setembro de 2024

Será que é bom? Veja como é feita a carne de laboratório que serve de alternativa ao frango

O Globo Repórter conheceu uma startup que desenvolve carne a partir de proteínas alternativas. Veja como é feita a carne de laboratório que serve de alternativa para o frango
No banquete do amanhã, nem tudo é o que parece. O Globo Repórter conheceu uma startup brasileira que está produzindo “uma alternativa ao frango”: o micélio, que são fios emaranhados que compõem os fungos.
No processo de fermentação, as células do micélio são colocadas em um cultivo líquido e, em 8 horas, se multiplicam o suficiente para entrarem no biorreator (veja no vídeo acima).
“De um dia para o outro, eu consigo produzir centenas de quilos de micélio”, destaca Eduardo Sydney, engenheiro e biotecnologista.
Veja como é feita a carne de laboratório que serve de alternativa para o frango
Reprodução/TV Globo
Eduardo faz parte de uma foodtech (tecnologia de alimentos), que desenvolve carne a partir de proteínas alternativas.
“São empresas novas, que estão no mercado há pouco tempo, e desenvolvem tecnologias para resolver os grandes problemas do setor de alimentos e alimentos mais saudáveis pensando em longevidade, qualidade de vida da população”, explica Eduardo Sydney, engenheiro e biotecnologista.
Veja como é feita a carne de laboratório que serve de alternativa para o frango
Reprodução/TV Globo
O especialista destaca ainda o investimento em biotecnologia para a criação dos alimentos: “A gente pode usar plantas, animais, micro-organismos”.
Outras inovações
Além da fermentação, já é possível cultivar carne por reprodução celular de animais vivos e até por tecnologia 3D, que imprime células reais.
“E nós temos o que já é mais popular no Brasil: as carnes de proteínas vegetais, que a gente já vê até no supermercado feitos à base de soja ou de ervilha”, diz Paulo Ibri, especialista em inovação alimentar.
Carne de laboratório
Reprodução/TV Globo
A produção pode ser híbrida, como exemplifica a engenheira de alimentos Joseane Martins, que mistura micélio e carne bovina. “Um pouco mais de proteína, mais fibras e menos gordura”.
Micélio e carne bovina
Reprodução/TV Globo
Comida do futuro: veja quais são os alimentos nada convencionais que podem ir parar na sua mesa
Benefícios para o meio ambiente
A novidade chega para equilibrar a necessidade cada vez maior de terras para pecuária, o que contribui para o aquecimento global.
“Nós temos mais animais na pecuária do que o número de habitantes no Brasil atualmente. Tem mais boi do que gente e frango, então, tem muito mais! Não é uma substituição, é uma complementação, é isto e aquilo”, destaca Germano Glufke Reis, coordenador do Laboratório Cadeias Alimentares Sustentáveis.
‘Com o preço que está a carne, com certeza!’
‘Com o preço que está a carne, com certeza’: pessoas provam pastel recheado com micélio
No Centro de Curitiba, algumas pessoas puderam provar um “pastel do futuro”, recheado com o micélio (veja no vídeo acima). Será que o povo aprovou?
“Com o preço que está a carne, com certeza”, brinca uma mulher.
Passou no teste, hein!”, comenta um homem.
‘Com o preço que está a carne, com certeza’: pessoas provam pastel recheado com micélio
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Edição de 12/04/2024
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
A

Mais Notícias