26 de outubro de 2024

Sergio Victor e Ortiz Junior discutem sobre combate a enchentes e Hmut em debate do 2° turno para prefeito de Taubaté

Candidatos também discutiram temas como segurança, emprego e educação em debate promovido pela Rede Vanguarda na noite desta sexta-feira (25). Sergio Victor (Novo) e Ortiz Junior (Republicanos), candidatos à Prefeitura de Taubaté
Lucas Tavares/g1
Os candidatos à Prefeitura de Taubaté, Sergio Victor (Novo) e Ortiz Junior (Republicanos), participaram de debate de 2° turno promovido pela Rede Vanguarda nesta sexta-feira (25), em que discutiram propostas sobre temas como segurança, emprego e educação.
Apesar disso, os temas que geraram maior embate entre os dois candidatos foram o combate a enchentes e a municipalização do Hospital Municipal de Taubaté , que aconteceu no último mandato de Ortiz Junior como prefeito.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os dois temas vieram à tona por Sergio Victor, que abriu o debate questionando sobre o empréstimo que Ortiz fez junto ao CAF. Sergio questionou a eficácia das obras realizadas que, segundo ele, não solucionaram os problemas das enchentes.
Ortiz defendeu as ações realizadas por meio do empréstimo e disse que elas resolveram pontos de alagamentos na cidade, “mas não todos”.
No segundo bloco, Sergio voltou a questionar uma ação de Ortiz enquanto prefeito. O candidato do Novo fez críticas à municipalização do Hospital Municipal de Taubaté e prometeu trazer uma Santa Casa para melhorar a saúde na cidade.
O candidato do Republicanos desqualificou as críticas e disse que o adversário “desconhece a situação” e prometeu um novo hospital para Taubaté.
O encontro foi transmitido ao vivo, de Taubaté, pela TV Vanguarda e pelo g1, que também acompanhou em tempo real.
O debate teve quatro blocos, e os candidatos puderam circular livremente pelo estúdio durante todo o tempo. Veja abaixo um resumo bloco a bloco:
🎙 Primeiro bloco – tema livre
Debate do 2º turno dos candidatos a prefeito de Taubaté – 1º bloco
Sergio Victor abriu o primeiro bloco questionando Ortiz Junior sobre o empréstimo que ele fez junto ao CAF enquanto prefeito de Taubaté e apontou que as obras realizadas não solucionaram os problemas das enchentes.
Na resposta, Ortiz disse que o financiamento resolveu diversos problemas de alagamentos na cidade, “mas não todos”. Ele acrescentou que, se eleito, vai fazer obras para drenar água de chuva na Avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa e Avenida do Povo.
Sergio Victor questionou o fato de a prefeitura ter feito o empréstimo para pagamento em somente 6 anos ao invés de 13 e Ortiz rebateu dizendo que o objetivo era reduzir os juros do empréstimo.
Ainda no primeiro bloco, Ortiz questionou as propostas de Sergio para pessoas com Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e o candidato disse que é necessário ter acolhimento, fazer uma avaliação, laudo e encaminhá-las para terapias.
🎙 Segundo bloco – tema determinado por sorteio
Debate do 2º turno dos candidatos a prefeito de Taubaté – 2º bloco
Sergio Victor também abriu o segundo bloco e o destaque foi o debate sobre a municipalização do Hospital Universitário de Taubaté. Questionado se ainda continuava defendendo a municipalização, Ortiz disse que sim e que, graças ao Hmut, foi possível salvar vidas na pandemia.
Sergio rebateu dizendo que quem salvou a vida dos taubateanos foram os médicos e os profissionais de saúde que, o hospital nas mãos do Estado, o resultado seria o mesmo.
“Quem salvou os taubateanos, na linha de frente, foram os médicos e os profissionais de saúde e, se estivesse nas mãos do Estado, óbvio que teria o mesmo resultado”, disse.
Ortiz discordou da posição do oponente e disse que, se estivesse sob gestão do Estado, os leitos seriam divididos com moradores de outras cidades da região. Ele prometeu fazer um novo hospital com 220 leitos e um custo de R$ 150 milhões.
Ainda no segundo bloco, outro tema abordado foi a Segurança Pública, quando Ortiz perguntou a Sergio sobre o que ele pensa a respeito da Atividade Delegada. Sergio Victor disse que foi o deputado que mais colaborou com a segurança enquanto deputado e que vai fortalecer a GCM, colocando mais tecnologia para ser mais assertivo nas ações.
🎙 Terceiro bloco – tema livre
Debate do 2º turno dos candidatos a prefeito de Taubaté – 3º bloco
Ortiz abriu o terceiro bloco questionando Sergio sobre o plano de governo dele e a extinção da Secretaria de Meio Ambiente e a fusão com Mobilidade e Planejamento.
Sergio disse que vai continuar prestando serviços para a causa do bem-estar animal juntamente com a Saúde.
“O que junta com [a Secretaria de] Planejamento é a de Meio Ambiente porque as políticas de Meio Ambiente têm a ver com as políticas de planejamento”, explicou.
Outro tema abordado foi a respeito dos Postos de Entregas Voluntárias (PEVs). Sergio disse que precisa ampliar os PEVs e que pode fazer isso em parceria com as cooperativas. Ortiz, por sua vez, afirmou que construiu 14 PEVs e que vai fazer Ecopontos.
Ainda no terceiro bloco, outro assunto abordado foi a geração de empregos. Ortiz disse que, na sua gestão, “atravessou as piores crises”, mas, mesmo assim, conseguiu trazer empresas grandes e gerar milhares de empregos.
Sergio, por sua vez, disse que precisa regularizar os distritos industriais e que vai lançar o programa “Trilhas do Futuro” para conectar ofertas de formação para as demandas do mercado de trabalho, além de revitalizar o centro da cidade.
🎙 Quarto bloco – tema determinado por sorteio
🎙 Considerações finais
Reportagem em atualização

Mais Notícias