Em comemoração ao aniversário da cidade, personalidades revelaram ao g1 seus locais preferido na capital baiana. Ribeira
Egi Santana/G1
Ao longo dos 475 anos de história, Salvador tem distribuído beleza e reunido cartões postais. Escolher um lugar favorito na capital baiana acaba sendo um desafio em meio a tantas paisagens marcantes. Ao longo do mês de aniversário da cidade, o g1 Bahia convidou algumas personalidades para contar qual o local preferido e as histórias afetivas envolvidas em cada um deles. O resultado foi uma série de vídeos que você pode relembrar abaixo:
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Um dos depoimentos mais marcantes é de um soteropolitano que não mora mais em Salvador. O ator, apresentador, escritor e cineasta baiano Lázaro Ramos falou que a “saudade é grande de vários lugares”, mas quando chega ao túnel de bambu do aeroporto da cidade, ele se sente em casa.
Nascido e criado no bairro da Federação, Lázaro contou que a Ponta do Humaitá tem um lugar especial em seu coração. Suas boas memórias remetem ao transitar pelas ruas, ir ao bairro da Ribeira para tomar um sorvete e aproveitar a vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos, segunda maior baía do mundo.
#MeuLugarFavorito: Lázaro Ramos escolhe Ponta do Humaitá como local preferido em Salvador
Outra baiana apaixonada pela capital é a dançarina Ju Paiva. Ela escolheu a Igreja do Bonfim como sua favorita, lugar onde sente energizada e conectada com a fé através do sincretismo religioso.
A Igreja do Senhor do Bonfim é um dos pontos mais emblemáticos de Salvador. Este ano, a basílica localizada na Cidade Baixa celebrou 270 anos e mantém o título de um dos principais símbolos de fé para baianos e turistas.
Ju Paiva escolhe a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim como seu lugar favorito em Salvador
Confira a página especial do aniversário de Salvador
Já as artistas Nanda Costa e Lan Lanh elegeram a beleza do pôr-do-sol do Solar da Unhão como primeira opção de local predileto.
O conjunto arquitetônico fica localizado às margens da Baía de Todos-os-Santos, é onde está o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). O Solar do Unhão foi construído entre o século XVI e XVII.
Nanda Costa e Lan Lanh escolhem o Solar do Unhão como local preferido de Salvador
O passado constitui a memória local de Salvador para o bailarino, professor e coreógrafo baiano José Carlos Arandiba, mais conhecido como Zebrinha. Esse é o motivo que o leva a eleger a Cidade Baixa como preferência, em meio ao amor pulsante pela cidade. Para ele, a localidade “guarda aquele cheirinho do passado”.
O local oferece praias de águas calmas, diversos pontos históricos e que guardam o coração da cidade, desde a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, famosa pelo gradil coberto pelas fitinhas coloridas do Bonfim, até a Ribeira, com a sua aclamada sorveteria.
#MeuLugarFavorito: Zebrinha escolhe a Cidade Baixa como seu lugar preferido em Salvador
LEIA TAMBÉM
Quase 2 igrejas e 5 terreiros por dia: Salvador completa 475 anos fincados na religiosidade
TV Bahia transmite show de Carlinhos Brown e Larissa Luz no encerramento dos festejos pelo aniversário de Salvador
Salvador 475 anos: conheça personagens importantes para a fundação da primeira capital do Brasil
A Cidade Baixa também dispõe de museus e diversas opções para apreciar o belo pôr do sol de Salvador, como a prainha da Gamboa e a Ponta do Humaitá, citada na primeira matéria da série #MeuLugarFavorito.
A localidade também foi a escolhida pelo influenciador baiano conhecido como ‘O Cleidson’ como a que faz o coração bater mais forte. Para ele, a região carrega um motivo específico, a identidade, já que foi lá que ele nasceu e cresceu, e onde encontra aconchego e acolhimento.
Cleidson Santana elege a Cidade Baixa como seu lugar favorito em Salvador
Confira mais #MeuLugarFavorito
Nanda Costa e Lan Lanh escolhem Solar do Unhão como local preferido de Salvador
Lázaro Ramos escolhe Ponta do Humaitá como local preferido em Salvador
‘A fé move minha cidade’, diz a dançarina Ju Paiva ao escolher Igreja do Bonfim como local preferido em Salvador
Zebrinha escolhe a Cidade Baixa como seu lugar preferido em Salvador
Jaqueline Góes escolhe Santo Antônio Além do Carmo como seu lugar preferido em Salvador
A Cidade Baixa também foi a grande escolhida pelos baianos e amantes da capital na votação do g1 BA com o Jornal da Manhã, da Rede Bahia, com 35,41%.
Aniversário de Salvador: qual seu lugar favorito na cidade?
Assim como ‘O Cleidson’, as lembranças da infância também nortearam a escolha do ator Danilo Mesquita optar pelo bairro Cabula como lugar que se sente em casa. Esse foi segundo lugar favorito na enquete, com mais de 30% dos votos.
O Cabula é cheio de histórias. Segundo o historiador Luis Fernando Lima, o local era ponto de muitos quilombos no século XIX. O especialista aponta que a vasta vegetação de Mata Atlântica ajudava na fuga de pessoas escravizadas.
#MeuLugarFavorito: Danilo Mesquita escolhe o bairro do Cabula como seu lugar preferido
O Centro Histórico da cidade também foi destacado na série #MeuLugarFavorito. A educadora, apresentadora, poetisa e atriz Edvana Carvalho escolheu o Pelourinho. A soteropolitana é aclamada pelo público por ter interpretado a personagem Lúcia no filme, Ó Paí Ó, cujo enredo se passa em Salvador, no bairro escolhido por ela. A artista tem carinhosamente o local como “berço artístico”.
Edvana Carvalho escolhe o Pelourinho como Lugar Favorito em Salvador
Também estão no Centro Histórico, nas ruas e casas cheias cores e de histórias do Santo Antônio Além do Carmo, os locais preferidos da cientista Jaqueline Goes e do ator Evaldo Macarrão .
O trabalho da soteropolitana Jaqueline Goes durante a crise sanitária da Covid-19 rendeu reconhecimento e homenagens. Ela foi nomeada pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação como embaixadora da ciência no Brasil, e também foi escolhida pela fabricantes de brinquedos Mattel para ser uma boneca Barbie. Ela também entrou para a seleta lista das ’20 Mulheres de Sucesso do Brasil’ da Forbes, a revista de negócios mais conceituada do mundo.
Sobre o charmoso bairro do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, Jaqueline revelou que é um lugar que frequenta há muito tempo. Ela associa o local a um espaço de contemplação e reflexão. A cientista também exalta as características que tornam a localidade “encantadora”.
Considerado um dos bairros mais charmosos de Salvador, o local é um dos primeiros bairros da cidade guarda uma rica história sobre o surgimento da capital baiana, e mistura modernidade com clima bucóllico.
Segundo o mestrando em História Social Thiago Pinto Dantas, a região foi lar de jesuítas no século XVI. Os padres moraram no local entre 1549 e 1550, época em que catequizaram, batizaram e aplicaram o apostolado contra a antropofagia – ação de comer carne humana, também conhecido como canibalismo.
#MeuLugarFavorito: Jaqueline Goes tem Santo Antônio Além do Carmo como seu lugar favorito
Escolher um lugar predileto na capital baiana pode parecer fácil, mas para Evaldo Macarrão essa decisão foi difícil, já que o coração dele se divide entre dois bairros: Cosme de Farias, onde nasceu e se criou, e o Santo Antônio Além do Carmo, onde morou entre os anos de 2014 a 2019.
“Quando chego em Salvador, eu corro para Cosme de Farias e reencontro o meu povo, a minha gente. Mas aí, quando saio de Cosme de Farias, eu vou para o Santo Antônio Além do Carmo. Eu já admirava aquela comunidade, mas passei a admirar ainda mais quando fui morar lá”, comentou.
Evaldo Macarrão elege Santo Antônio Além do Carmo como lugar favorito de Salvador
Confira mais #MeuLugarFavorito
Thais Carla escolhe Rio Vermelho como lugar preferido em Salvador
Felipe Velozo escolhe praia do Porto da Barra como melhor point de Salvador
Cientista Jaqueline Góes escolhe Santo Antônio Além do Carmo como lugar do coração: ‘encanto’
Edvana Carvalho aponta o Pelourinho, no Centro Histórico, como local predileto em Salvador
Influenciador digital O Cleidson aponta locais afetivos na Cidade Baixa
Danilo Mesquita escolhe o bairro do Cabula como seu lugar preferido em Salvador
A boemia e diversidade são características marcantes de Salvador. Para a influenciadora carioca Thais Carla, um dos espaços que melhor apresenta essa combinação é o Rio Vermelho.
Nascida em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, Thais Carla se destacou pelo seu trabalho no ballet da cantora Anitta, entre 2017 e 2019. Aos 17 anos, em 2009, participou do quadro “Se Vira Nos 30”, no programa “Domingão do Faustão”, da Rede Globo. Ela se consagrou como a vencedora ao dançar uma música de hip hop, e levou um prêmio em dinheiro.
#MeuLugarFavorito: Thais Carla escolhe Rio Vermelho como lugar preferido em Salvador
Entre as praias do litoral nos cartões postais da capital, o ator Felipe Velozo apontou que o Porto da Barra é o point na cidade que prefere para se divertir e relaxar.
Velozo atualmente mora no Rio de Janeiro, mas nasceu e cresceu na capital baiana. Formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), ele morou por muito tempo no bairro Vila Laura, mais precisamente na localidade conhecida como Ladeira do Capoteiro.
‘’Se eu pudesse escolher meu lugar preferido no meu lugar no mundo, que é Salvador, sem dúvidas seria o Porto da Barra. É lá que me divirto, é lá que relaxo, é lá que recarrego as minhas energias” , afirmou, acrescentando que também gosta de passear em outras belíssimas áreas, como Itapuã e o Centro Histórico.
Ator Felipe Velozo escolhe o Porto da Barra como lugar favorito em Salvador
Confira abaixo os vídeos da série #MeuLugarFavorito
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻