25 de fevereiro de 2025

Serra do Corvo Branco será interditada com obras que podem levar até um ano; veja alternativas


Trecho de 2,5 quilômetros será fechado de forma permanente e o restante da extensão será liberado em sistema de pare e siga. Serra do Corvo Branco passa por obras no acesso entre o sul e a serra de Santa Catarina
SIE/Divulgação
A Serra do Corvo Branco, que liga Urubici, na Serra, a Grão Pará, no Sul de Santa Catarina, será interditada para obras a partir de 10 de março. Não há prazo definido para a via ser reaberta, mas os trabalhos podem durar até um ano, segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).
Espaço turístico que recebe diversos visitantes, a serra é sinuosa e estreita. O local atravessa uma pedra de arenito cortada propositalmente e fica perto da única cidade do Brasil entre os destinos mais acolhedores do mundo (veja as imagens ao longo do texto).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Com cerca de 90 metros de altura, o corte de pedra por onde a estrada atravessa é considerado o maior em rocha de arenito do Brasil. Do lado esquerdo, o paredão é úmido. Do lado direito é seco, devido a inclinação do Arenito Botucatu, que forma o Aquífero Guarani.
Não há custo para a visitação e no local, nem é necessário agendamento. O trecho onde fica o corte, bastante procurado por turistas não é afetado pelas obras, mas o acesso sim.
Um trecho de 2.500 metros, entre os quilômetros 102,5 e 105, será fechado de forma permanente e o restante da serra será liberado em sistema de pare e siga.
Por isso, a Serra do Corvo Branco continuará funcionando com interrupções parciais. Veja os horários:
De segunda a quinta-feira: das 7h30 até às 12h; e das 13h às 17h30.
Sexta-feira: das 7h30 até às 12h.
Sexta-feira à tarde, sábados, domingos e feriados: trânsito é liberado.
Entenda no mapa abaixo:
Mapa mostra alterações e serviços de obras na Serra do Corvo Branco
Governo de SC/Reprodução
Os motoristas que necessitam se deslocar entre a Serra e o Sul do estado deverão utilizar rotas alternativas, como a Serra do Rio do Rastro.
“A implantação asfáltica no trecho de quase 10 quilômetros da SC-370, a Serra do Corvo Branco, chegou numa fase em que serão executadas detonações de rocha e outros serviços pesados em um espaço curto, pois se trata de uma serra muito íngreme”, detalha a secretaria.
Mulher escapa de ser atingida por carro em SC; VÍDEO
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias