Pedido de ambulância era para atender uma pessoa que teria caído e machucado o pé. O servidor nega alegando que o paciente fala “mal da administração”. Servidor nega ambulância para morador que falou mal de prefeitura no ES
Um morador de Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, teve o pedido de atendimento de ambulância negado por um servidor da prefeitura. Um homem ligou para a central solicitando o serviço para um conhecido que teria se machucado. O funcionário, no entanto, disse “não” ao pedido alegando que o paciente teria “falado mal da administração”.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O áudio com a conversa circulou em grupos de aplicativo de mensagens no fim de semana e ganhou repercussão na cidade (ouça acima). O prefeito se pronunciou depois (veja mais abaixo). A ligação era para uma central da cidade que regula o serviço de ambulância do próprio município.
Assim que o servidor atendeu a ligação, o solicitante falou que um morador se machucou e precisava de ajuda de uma ambulância. “O vigia da prefeitura, que trabalha na rodoviária. Ele caiu lá, ele mora lá em Perdido e, pelo visto, quebrou o pé”.
Prefeitura de Nova Venécia, Espírito Santo
Divulgação/Prefeitura de Nova Venécia
O atendente interrompeu e perguntou: “Hein, você tá aí perto dele?”. O solicitante disse que não. “Deixa ele lá. Não vou atender ele não. Deixa ele se virar”, respondeu o servidor. O morador que ligou ainda perguntou: “Por quê?”. Aí o servidor respondeu: “Ah, ele fala muito mal da administração”.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O homem na linha tenta insistir: “Mas ele é cidadão, né?”. O servidor responde novamente: “Deixa quieto. É Samu, manda ele ligar pro Samu”. “Qual é o número do Samu?”, pergunta o cidadão. “É 192”, disse o atendente.
O servidor pediu que o homem ligasse para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), cuja regulação de pedidos não é feito pela prefeitura.
Prefeito de Nova Venécia, no Espírito Santo, André Fagundes
Reprodução
O prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, publicou um vídeo falando do assunto.
“Desde quando trabalhei no hospital, como secretário de Saúde e agora como prefeito, política pública tem que ser pra todo mundo. E assim que espero, que todos sejam atendidos com igualdade, com respeito, com humanização”, disse no vídeo.
“Então, esse fato a gente vai corrigir para tentar melhorar ainda mais o atendimento. Vamos resolver esse problema para não acontecer com mais ninguém”, encerrou. Sobre o servidor que recusou o atendimento, o prefeito e a administração não deram outras declarações.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo