24 de janeiro de 2025

Servidora morta a marteladas pelo namorado no ES teve lesões na cabeça, coluna e pescoço, aponta laudo


Leandro Kuster, 42 anos, foi apontado pela Polícia Civil como autor da morte de Damiana Aparecida dos Santos, de 50 anos. Crime aconteceu em Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo. Damiana Aparecida dos Santos, de 50 anos, foi espancada até a morte com golpes de martelo em Marechal Floriano, Região Serrana do Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
A servidora pública morta a marteladas pelo namorado em Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo, sofreu lesões graves no rosto, coluna cervical, pescoço e cabeça, além de ser vítima de chutes, socos e estrangulamento. As informações constam no laudo cadavérico da Polícia Civil do Espírito Santo.
Leandro Kuster, de 42 anos, foi indiciado pelo feminicídio de Damiana Aparecida dos Santos, de 50 anos, nesta quinta-feira (23). A vítima foi encontrada morta no domingo (20) e o namorado foi preso na segunda-feira (21), após se apresentar na delegacia na presença de um advogado.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o indiciado segue preso preventivamente no Centro de Triagem de Viana.
Leandro Kuster, de 42 anos, é o suspeito de matar a namorada em Marechal Floriano, no Espírito Santo
Reprodução
Crime brutal
A perícia da Polícia Civil constatou que Damiana foi assassinada com crueldade na noite de sábado (18), mas o corpo apenas foi encontrado na manhã do último domingo (19) em uma casa situada em um sítio na localidade de Soído de Baixo, zona rural de Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo.
O delegado titular da Delegacia de Marechal Floriano, Luciano Carlos Paulino, detalhou que a perícia da Polícia Científica concluiu que Leandro utilizou um martelo para atacar a vítima, além de desferir chutes, socos e praticado estrangulamento. A sequência de agressões resultou em lesões graves, inclusive na coluna cervical, que resultaram na morte de Damiana.
“O laudo cadavérico apontou diversas lesões graves no rosto, coluna cervical, pescoço e cabeça, chutes, socos, estrangulamento, e golpes fortes desferidos com um objeto contundente. No local, foi encontrado um martelo com vestígios de sangue. O autor foi indiciado pelo crime de feminicídio, com qualificadoras de crueldade e recurso que impossibilitou a defesa da vítima”, contou o Delegado.
O Boletim de Ocorrência da Polícia Militar indicou que no corpo da vítima havia sinais de “conjunção carnal”.
LEIA TAMBÉM:
Servidora de prefeitura é morta com golpes de martelo no ES e companheiro é principal suspeito
Namorado de servidora pública morta com golpes de martelo é preso no ES
VÍDEO: transexual é agredida por cliente com golpes de facão em posto de gasolina no ES
Questionado sobre a possibilidade de crime de estupro, o delegado Luciano Carlos Paulino explicou que “não foi confirmado nem estupro e nem conjunção carnal”.
Com a conclusão do inquérito, o documento será enviado ao Ministério Público (MPES) através da promotoria de Justiça de Marechal Floriano, que decide se denuncia ou não o suspeito. Caso a Justiça acolher a denúncia do MPES, Leandro Kuster, de 42 anos, vira réu pelo assassinato de Damiana Aparecida dos Santos, de 50 anos.
Laudo detalha morte de Damiana. Mulher sofreu golpes no rosto, coluna, pescoço e cabeça
Relembre o caso
No dia 19 de janeiro, Damiana Aparecida dos Santos, de 50 anos, foi encontrada morta com sinais de espancamento em uma casa localizada no sítio do namorado, na região de Soído de Baixo, zona rural de Marechal Floriano. A vítima deixou um filho de nove anos de idade.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O) da Polícia Militar, a corporação foi acionada por um advogado contatado pelo suspeito, que teria ligado para ele, confessando o crime e “pedindo orientações”.
Leandro Kuster e Damiana Aparecida dos Santos, suspeito e vítima de homicídio em Marechal Floriano, no Espírito Santo
Reprodução
No dia seguinte ao crime (20), a Justiça atendeu um pedido da Polícia Civil e mandou prender preventivamente (por tempo indeterminado) o namorado da vítima, identificado como Leandro Kuster. Ele foi apontando com principal suspeito do assassinato.
Por volta das 16h do mesmo dia, Leandro Kuster foi até a delegacia acompanhado de um advogado e se entregou à polícia. Na sequência, o mandado de prisão em desfavor dele foi cumprido e ele acabou preso.
Com informações de Wilson Rodrigues.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias