26 de dezembro de 2024

Setembro chega ao fim com chuvas abaixo da média e calor atípico para o período em Ribeirão Preto

Climatologistas preveem chuvas mais robustas somente para a primeira quinzena de novembro. Região passa pela sétima onda de calor no ano. Chuva deve chegar somente em novembro na região
Setembro chega ao fim com chuvas 13 vezes abaixo da média dos últimos três anos em Ribeirão Preto (SP). Foram apenas 7 mm de chuva durante todo o mês, o que resultou em uma das piores estiagens da história da região, segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO).
A média de precipitação para o período na cidade é de 60 mm.
A última chuva expressiva, que é aquela quando são registrados pelo menos 10 mm, aconteceu na segunda quinzena de agosto.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
De acordo com climatologistas ouvidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, as chuvas só devem aparecer com maior constância na primeira quinzena de novembro, quando corredores de umidade voltarão a passar pela região. Até o momento, são 4 meses sem chuvas significativas na região.
Tempo seco em Ribeirão Preto, SP estiagem seca umidade do ar
Reprodução/EPTV
O calor também aumentou neste mês em relação aos anos anteriores. A temperatura média máxima foi de 35,8 ºC, contra 30,4 ºC em 2023 e 30,8 ºC em 2022.
A região passa pela sétima onda de calor em 2024, com temperaturas batendo os 40ºC.
Junto com a baixa umidade, vários incêndios, muitos deles de origem criminosa, em áreas de preservação ambiental, lavouras e pastagens, afetam moradores, causam prejuízos milionários a produtores e danos severos ao meio ambiente e à fauna.
Nesta sexta-feira (27), a cidade amanheceu novamente com uma névoa de poluição, e a qualidade do ar voltou a ficar muito ruim, de acordo com a classificação da Companhia Paulista de Meio Ambiente (CETESB).
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias