19 de outubro de 2024

Show do Bruno Mars, Festival Clássicos do Brasil, jogo do Vasco: veja esquemas de transporte para grandes eventos no Rio este fim de semana

A Prefeitura do Rio, Supervia e o Metrô Rio apresentam um esquema especial para atender cariocas e quem vem de fora para assistir aos eventos que acontecem neste fim de semana. Bruno Mars com o seu bolo de aniversário.
Reprodução/ Instagram
A cidade do Rio se prepara para receber vários eventos de grande porte neste sábado (19) e domingo (20). A Prefeitura do Rio, Supervia e o Metrô Rio apresentam um esquema especial para atender cariocas e também quem vem de fora para assistir aos eventos que acontecem neste fim de semana.
O show do Bruno Mars, parte da sua turnê “Bruno Mars: Live in Brazil”, movimentará cerca de 45 mil pessoas para o Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, Zona Norte da cidade.
Já São Januário, em São Cristóvão, recebe cerca de 20 mil torcedores no jogo do Vasco contra o Atlético – MG, semi-final da Copa do Brasil.
O Festival Clássicos do Brasil agita com apresentações de novos artistas e nomes consagrados para relembrar os repertórios de ícones da música brasileira na Marina da Glória, Zona Sul.
Confira aqui os esquemas de trânsito na cidade:
Engenhão tem esquema de trânsito especial para show de Bruno Mars
Reprodução/ TV Globo
A Prefeitura do Rio de Janeiro preparou um esquema de trânsito de fiscalização e ordenamento urbano para as apresentações, que acontecem nesta quarta, sábado (19) e domingo (20) no entorno do Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, na Zona Norte da capital fluminense.
O poder público recomenda o uso de transporte público, pois as principais vias ao redor do estádio estarão fechadas para a circulação de veículos e o estacionamento será proibido.
A movimentação dos veículos de moradores somente será permitida mediante apresentação de comprovante de residência. Entretanto, não poderão estacionar nas vias sinalizadas com proibição de estacionamento.
Interdições (16, 19 e 20/10)
Das 14h até 1h do dia seguinte:
Rua Dona Teresa.
A partir das 16h até 1h do dia seguinte:
Rua Doutor Padilha, entre as ruas Arquias Cordeiro e das Oficinas;
Rua Goiás, entre as ruas Guilhermina e José dos Reis;
Rua Arquias Cordeiro, entre as ruas José dos Reis e Dona Teresa;
Rua José dos Reis;
Rua Guineza, entre as ruas Bento Gonçalves e Goiás;
Rua das Oficinas;
Rua Doutor Padilha, entre as ruas Piauí e das Oficinas;
Rua Henrique Scheid;
Rua Sales Guimarães;
Rua Gentil de Araújo;
Rua Coronel Cunha Leal.
Desvios
Veículos provenientes da Rua Goiás:
Rua Goiás, Rua Guilhermina, Av. Dom Helder Câmara, Rua José Bonifácio e Rua Arquias Cordeiro;
Veículos provenientes da Rua Piauí:
Rua Piauí, Av. Dom Helder Câmara, Rua João Pinheiro, Rua Leopoldina, Rua Silvana e Rua Goiás.
Proibição de estacionamento
A partir das 23h dos dias anteriores ao evento:
Rua Doutor Padilha;Rua das Oficinas;
Rua José dos Reis, entre as ruas das Oficinas e Bento Gonçalves;
Rua General Clarindo;
Rua Benício de Abreu;
Retorno sob o viaduto Jornalista Armando Nogueira (acesso à Linha Amarela), entre a rua José dos Reis e a Linha Amarela;
Rua Henrique Scheid;
Rua Gentil de Araújo;
Rua Angelina, entre as ruas Bento Gonçalves e Arquias Cordeiro;
Rua José dos Reis, entre as ruas Arquias Cordeiro e Bento Gonçalves;
Rua José dos Reis, entre as ruas das Oficinas e Henrique Scheid.
Supervia
No sábado e domingo (20), a Supervia informa que terão viagens diretas da Central do Brasil para a estação Olímpica de Engenho de Dentro, com intervalos de 20 minutos, entre 16h e 20h. No retorno, após o término do show, haverá trens diretos para a Central do Brasil e paradores que atenderão diversos ramais, como Santa Cruz, Japeri e Deodoro, com intervalos de 10 a 30 minutos.
Todas as estações estarão abertas apenas para desembarque, com exceção da estação Olímpica de Engenho de Dentro que funcionará até 00h30, para embarque dos clientes. A SuperVia lembra que a integração com o MetrôRio só poderá ser realizada na estação Central do Brasil.
Manutenções estão programadas para diversos ramais da Supervia durante o fim de semana. Consulte a programação completa no site ou aplicativo da SuperVia para planejar sua viagem. Em caso de dúvidas, podem contatar a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.
Manutenções programadas do fim de semana dos trens da SuperVia
Sábado (19)
Ramal Santa Cruz
Das 10h às 19h, haverá manutenção programada da rede aérea entre as estações Vila Militar e Bangu.
Ramal Deodoro
Das 8h às 9h, haverá manutenção programada de limpeza entre as estações Praça da Bandeira e Madureira. Neste período, trens com destino a Japeri e Santa Cruz não realizam parada nas estações Praça da Bandeira, Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Meier e Piedade. De acordo com a origem e o destino pretendido, os passageiros poderão realizar transferência nas estações Central do Brasil, São Cristóvão, Olímpica do Engenho de Dentro, Quintino ou Maracanã.
Ramal Japeri
Durante todo o horário comercial, haverá manutenção programada da linha férrea entre as estações Anchieta e Deodoro.
Domingo (20)
Ramal Santa Cruz
Das 10h às 19h, haverá manutenção programada da rede aérea entre as estações Paciência e Santa Cruz.
Ramal Japeri (extensão Paracambi)
Haverá manutenção programada da rede aérea e linha férrea no trecho entre Japeri x Paracambi durante toda a operação comercial. Por isso, neste dia, não haverá operação comercial na extensão Paracambi. Os clientes estão sendo avisados pelos canais de divulgação da concessionária há um mês. A operação comercial será normalizada na segunda-feira (21/10).
Ramal Deodoro
Das 7h às 8h, haverá manutenção programada de limpeza entre as estações Madureira e Olímpica do Engenho de Dentro. Neste período, trens com destino a Central do Brasil não realizam parada na estação Piedade. De acordo com a origem e o destino pretendido, os passageiros poderão realizar transferência nas estações Quintino ou Olímpica do Engenho de Dentro.
Das 9h às 10h, haverá manutenção programada de limpeza entre as estações Praça da Bandeira e Madureira. Neste período, trens com destino a Japeri e Santa Cruz não realizam parada nas estações Praça da Bandeira, Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Meier e Piedade. De acordo com a origem e o destino pretendido, os passageiros poderão realizar transferência nas estações Central do Brasil, São Cristóvão, Olímpica do Engenho de Dentro, Quintino ou Maracanã.
Metrô
A concessionária vai estender o horário de funcionamento na estação Central do Brasil/Centro até 1h30 para embarque, com acesso exclusivo pelo acesso A. As demais estações funcionarão normalmente das 5h à meia-noite no sábado e das 7h às 23h no domingo, com fechamento para embarque após o horário normal, permanecendo abertas apenas para desembarque.
A linha 2 operará entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 entre Uruguai e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A integração entre as linhas 1 e 2 será possível no trecho entre Central e Botafogo. A integração com a SuperVia estará disponível apenas na Central.
Para ida ao show no Engenhão, a recomendação é que o público se antecipe e que o desembarque seja realizado na estação Central do Brasil/Centro, local de integração com os trens da SuperVia, em direção ao estádio.
No retorno do show, a partir da estação Central do Brasil/Centro, o público poderá seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, ou da linha 2, no sentido Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.
A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação ou compre e recarregue seus cartões Giro ou Rio Card com antecedência.

Mais Notícias