19 de outubro de 2024

Siamesas que nasceram unidas por tórax e abdômen passam por cirurgia para colocar expansores de pele, em Goiânia

Gêmeas vieram de São Paulo para fazer procedimento que estimula o crescimento da pele. Cirurgião pediátrico Zacharias Calil, explica que, assim, haverá tecido para cobrir os corpos quando forem separados. Siamesas unidas por tórax e abdômen passam por cirurgia para colocar expansores em Goiânia
De Igaraçu do Tietê, cidade no interior de São Paulo, as gêmeas siamesas Kiraz e Aruna, que nasceram unidas pelo tórax e abdômen, viajaram até Goiânia para passar por uma cirurgia que coloca expansores de pele. A cirurgia é realizada no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A cirurgia acontece na manhã desta quinta-feira (17). Segundo o hospital, siamesas têm um ano de idade e compartilham tórax, abdômen, bacia, fígado, intestino, genitália e ânus.
Siamesas que nasceram unidas por tórax e abdômen passam por cirurgia para colocar expansores de pele, em Goiânia
Reprodução/Hecad
Ao g1, o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, responsável pela cirurgia nas siamesas, explicou que o procedimento estimula o crescimento mais rápido da pele, assim haverá tecido suficiente para cobrir os dois corpos quando forem separados.
“Os pacientes não sobrevivem sem ter aquela quantidade de pele suficiente para fechar o abdômen e a bacia logo após a separação, ou seja, na reconstrução. Então tudo isso é importante, é um preparo pré cirúrgico de separação”, afirmou.
LEIA TAMBÉM
Siamesas separadas em hospital de Goiânia, Heloá e Valentina recebem alta 51 dias depois de cirurgia
Siamesas que morreram aos 10 meses tinham caso mais complexo já atendido por médico goiano
VÍDEO: Siamesas separadas em hospital de Goiânia recebem carinho durante visita de cadela ‘terapeuta’
Segundo o Hecad, o procedimento de separação das gêmeas siamesas é de longa duração e envolve mais de dez especialidades médicas, entre elas: cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, urologia pediátrica, ortopedia pediátrica, cirurgia do aparelho digestivo e hemodinâmica.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias