24 de setembro de 2024

Símbolo da cultura baiana, banda Olodum completa 45 anos

O Fantástico conversou com membros do grupo, que falaram sobre como o Olodum chamou a atenção do mundo para a cultura brasileira e se tornou um agente de transformação social. A batida que ecoa no Pelourinho: Olodum celebra 45 anos
Quando a batida do Olodum ecoa no Pelourinho, em Salvador, o coração se entrega. E segue no ritmo desse grupo baiano que está completando 45 anos.
O Fantástico conversou com protagonistas dessa história, que explicaram como o Olodum chamou a atenção do mundo para a cultura brasileira e se tornou um agente de transformação social.
“O Olodum é o resultado de toda essa massa humana que atravessou o [oceano] Atlântico e aportou aqui no Brasil. Bahia é a África do lado de cá”, contou o cantor, compositor e pesquisador Mateus Aleluia.
“Era um sonho de liberdade, de expressão, de vontade de vencer e de ter condições melhores. Foi uma abertura para ser uma comunidade do centro histórico de Pelourinho Maciel”, explicou Geraldo Miranda, fundador do Olodum.
“O Olodum não revolucionou só esse lugar, revolucionou também a minha vida”, disse Tonho Matéria.
Banda Olodum, do Pelourinho em Salvador, completa 45 anos.
Reprodução/Fantástico
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Mais Notícias