Gol e Azul informaram que alguns voos foram cancelados por medida de precaução. A Latam informou atrasos. Situação foi normalizada durante a tarde, segundo gestão do aeroporto. Aeroporto Internacioal de São Paulo, em Guarulhos
Reprodução/TV Globo
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou na tarde desta quinta-feira (29) que sinais de radiofrequência interferiram no sistema de GPS usado nas operações do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o maior do país.
Voos da Gol e da Azul foram cancelados. A Latam registrou atrasos. Por volta de 16h45, a GRU Airport, responsável pela gestão do aeroporto, informou que a situação havia sido normalizada.
Segundo a Anatel, as primeiras análises indicam que a fonte do sinal estava no Centro da cidade de Guarulhos.
Uma equipe foi enviada ao local, mas o sinal desapareceu antes da chegada da fiscalização.
A Anatel diz que continua monitorando a região e que atuará de forma célere caso ele volte, para “interromper a fonte interferente de forma permanente.”
A agência informa ainda que “a transmissão de radiofrequências sem autorização configura crime federal”.
Voo cancelados
Em nota à TV Globo, a Gol disse que “efetuou cancelamentos pontuais de voos com origem ou destino ao aeroporto da Grande São Paulo”. O número de voos afetados não foi divulgado.
“Devido à contingência, a companhia também tem registrado atrasos na sua operação no aeroporto. Todos os clientes afetados estão recebendo as facilidades previstas e sendo reacomodados nos próximos voos. A Companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na segurança, valor número 1 da GOL”, diz a nota da companhia.
A Azul informou que os voos AD4769 (Guarulhos-Cuiabá), AD4157 (Cuiabá-Guarulhos), AD4236 (Confins-Guarulhos) e AD5031 (Guarulhos-Confins) precisaram ser cancelados “devido a problemas no sistema de GPS do aeroporto”.
“Os clientes impactados estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e serão reacomodados em outros voos da companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia”, afirma a nota da empresa.
A Latam também informou, em nota, que suas operações no aeroporto de Guarulhos já haviam sido normalizadas, mas que algumas decolagens sofreram atrasos na manhã desta quinta-feira “devido a questões técnicas do aeroporto, fato totalmente alheio ao controle da Latam”.
Em nota, a GRU disse que “devido à intermitência no sistema de navegação (GNSS), que é específico para aeronaves, algumas empresas aéreas enfrentam atrasos pontuais nas decolagens do aeroporto de Guarulhos”.