Segundo a Secretaria de Saúde, 70% dos atendimentos nos nove SPAs e na UPA têm perfil de Atenção Básica, com maior procura à noite, quando as UBSs estão fechadas. Pacientes do SPA do Galileia, em Manaus, reclamam da demora no atendimento
Os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Secretaria de Estado de Saúde atenderam 5.261 pessoas na quinta-feira (2), em meio ao aumento de casos de síndromes gripais leves, ligadas à Atenção Básica. O crescimento está associado ao período de chuvas intensas, conforme a SES-AM.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP/AM) indicam que, em dezembro de 2024, o Amazonas registrou 242 casos de síndromes gripais e 171 hospitalizações, representando um aumento de 30% em relação a 2023, quando foram contabilizadas 132 internações.
A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destacou que 70% dos atendimentos nos nove SPAs e na UPA têm perfil de Atenção Básica, com maior procura à noite, quando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão fechadas.
“Mesmo que não sejam casos de média ou alta complexidade, o Governo garante assistência. Porém, é essencial reforçar a Atenção Básica para atender a população adequadamente”, afirmou.
Ela também reforçou a importância da prevenção. “Intensificar a vigilância epidemiológica e manter a vacinação em dia são medidas cruciais. Pessoas sintomáticas devem procurar as UBSs durante o horário de funcionamento”, orientou.
Lotação em unidade de saúde de Manaus
Rede Amazônica
LEIA TAMBÉM:
🏥 Unidades de saúde de Manaus enfrentam alta procura no primeiro dia útil de 2025