Segundo a Defesa Civil do Estado, técnicos farão a avaliação presencial e manutenção preventiva do equipamento. Órgão estadual apura possível vandalismo. Sirenes de alerta em barragem são acionadas automaticamente em Guarujá
Um alerta automático do Sistema de Alerta Remoto (Sisar), da Defesa Civil de São Paulo, assustou diversos moradores em Guarujá, no litoral paulista. Segundo a Defesa Civil, a empresa responsável pelo equipamento foi acionada e desligou as sirenes. As imagens, obtidas pelo g1 mostram a intensa movimentação no bairro devido ao aviso sonoro. (confira acima)
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O alerta foi emitido na noite da última segunda-feira (17), por volta das 23h, por um equipamento localizado próximo à Escola Municipal Sérgio Pereira.
No vídeo, é possível ouvir o aviso sonoro e um áudio com a frase “A Defesa Civil informa: Há riscos de deslizamentos nessa área. Atenção moradores, dirijam-se para locais seguros e pontos de encontro.
Moradores saíram de casa após alerta sonoro em Guarujá
Reprodução
Um morador que preferiu não se identificar disse que os vizinhos se assustaram com o alerta. “Recebemos vídeos, mensagens de pessoas perguntando o que estava acontecendo. Muita gente desceu e foi para frente da escola assustada sem saber o que estava acontecendo”, disse.
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, técnicos fizeram a avaliação presencial e manutenção preventiva do equipamento na manhã desta terça-feira (18). Além disso, o órgão também apura um possível ato de vandalismo no equipamento.
Segundo a Prefeitura de Guarujá, a Defesa Civil Municipal não teve ciência do ocorrido, e a denúncia de vandalismo também não foi recebida pela Guarda Civil Municipal (GCM).
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos