Testes serão realizados duas vezes ao ano para alunos do ensino fundamental. Sarem tem início nesta segunda-feira (17), em Presidente Prudente (SP)
Cedida
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), nesta segunda-feira (17), iniciou a aplicação do Sistema de Avaliação da Rede de Ensino Municipal (Sarem) para avaliar os 9.797 alunos integrantes do ensino fundamental, de 1º a 5º anos, em Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Neste primeiro dia de aplicações, as provas ocorreram na Escola Municipal de Educação Integral de Presidente Prudente (Emeipp) Professora Doutora Gilza Maria Zauhy Garms, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta.
Conforme o cronograma planejado pelas unidades escolares, em razão do fim do segundo bimestre, as aplicações seguem até 5 de julho.
VEJA TAMBÉM:
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar Municipal é criado para examinar ensino fundamental em Pres. Prudente
Sobre o Sarem
A proposta foi elaborada pela Coordenação Pedagógica da Seduc juntamente com a Coordenadoria de Gestão Educacional (CGE). Após o período de elaboração das provas e adequação do sistema para gerenciamento dos resultados, o Sarem foi apresentado aos gestores das unidades escolares.
Nas avaliações elaboradas para estudantes de primeiros e segundos anos, os conteúdos serão compostos por questões de língua portuguesa, matemática e produção textual.
Já os alunos do terceiro ao quinto anos serão avaliados em um conteúdo mais amplo: língua portuguesa, matemática, produção de texto, ciências humanas e ciências da natureza.
O caderno de questões, em ambos os casos, é composto por 20 perguntas de múltipla escolha, baseadas nas habilidades do currículo, além da proposta de produção textual.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Marta de Andrade Primo Mendes de Oliveira, a avaliação está prevista para ser aplicada duas vezes ao ano e tem o objetivo de nortear a revisão e a formulação de políticas públicas concebidas pela Seduc, relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, ao uso de recursos e à formação de profissionais da área.
“O Sarem foi formulado por muitas mãos, por diretores, supervisores, equipe técnica em geral. É mais uma ferramenta para identificarmos as dificuldades pontuais dos nossos alunos e, posteriormente, podermos colaborar para que essas dificuldades sejam assistidas”, explicou Marta.
Ainda conforme a secretária, paralelamente, a Seduc trabalha na elaboração de um projeto para atender as deficiências dos alunos evidenciadas pelo Sarem.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.