28 de janeiro de 2025

Sisu 2025: alunos reclamam que resultado foi divulgado com um dia de atraso e com resultados em planilhas


Única edição do programa no ano oferece 261.779 vagas para universidades públicas de todas as regiões do país. Dados foram divulgados com atraso e em formato fora do padrão. MEC e INPE não se pronunciaram sobre os problemas. Consulta de vagas no SiSU 2025
Júlia Reis/g1
Os resultados da edição única do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 foram divulgados nesta segunda-feira (27). O programa é a porta de entrada de alunos na maior parte das universidades do país e teve o resultado divulgado com um dia de atraso e em um formato fora do padrão.
O governo avisou, no fim do domingo, quando as colocações deveriam aparecer, que o resultado seria adiado de domingo (26) para segunda-feira (27) por causa de problemas técnicos, mas não deu detalhes sobre o ocorrido.
No início desta manhã, os resultados apareceram no sistema, mas fora do padrão. De costume, o link do sistema unificado mostrava a aprovação e a classificação. No entanto, os alunos que consultaram suas notas neste ano tiveram uma surpresa: o resultado foi divulgado em uma planilha.
Para saber sua colocação, o aluno precisa baixar o documento e verificar seu nome na planilha, junto com outras dezenas de nomes. (Veja abaixo)
Primeiro, o aluno se deparou com uma planilha de excel:
Lista de espera foi divulgada em planilha
Reprodução
Depois, precisava baixar o arquivo, que tinha centenas de nomes:
Lista de alunos foi divulgada em uma planilha
Reprodução
No X, alunos reclamaram do atraso e do formato do resultado depois de horas a mais de espera.
Alunos reclamam do formato de divulgação do Sisu
Reprodução
Alunos reclamam nas redes de formato de divulgação do Sisu
Reprodução
Alunos dizem que não entenderam divulgação dos resultados
Reprodução
O g1 acionou o Ministério da Educação e o INEP, responsável pelo sistema, mas não obteve retorno até a publicação.
Estudantes que fizeram o Enem se preparam para disputar uma vaga no Sisu
Cronograma do Sisu
Assim como em 2024, o Sisu terá apenas uma edição no ano. Com isso, a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2025 acontece nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre.
Portanto, para todos que quiserem se candidatar a vagas em universidades públicas pelo programa neste ano, o cronograma será o seguinte:
Resultados da 1ª chamada: 27 de janeiro de 2025 (estava previsto inicialmente para 26 de janeiro). Os candidatos podem checar os resultados pelo link.
Matrículas: 27 a 31 de janeiro de 2025.
Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 26 e 31 de janeiro de 2025.
Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade
➡️ Quem está apto a participar? Alunos que tenham feito o Enem 2024 e tirado nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos.
➡️ Posso escolher em qual semestre vou entrar na faculdade? Não. Caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.
📌 Total de vagas do Sisu
Neste ano, o Sisu contará com 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país. Rondônia, na região Norte, é o único estado que não ofertará vagas para suas universidades por meio do Sisu.
As regiões terão:
Nordeste: 119.130 vagas
Sudeste: 82.737 vagas
Sul: 29.225 vagas
Centro-Oeste: 20.405 vagas
Norte: 10.282 vagas
Entre os estados, aqueles com maior quantidade de vagas são Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889), Paraíba (21.268) e Pernambuco (16.523).
As universidades com maiores ofertas de vagas são as federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF), com 9.050 e 8.683, respectivamente.
E, entre os institutos federais (IFs), o do Ceará (IFCE) é o que tem mais vagas (6.022), seguido pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com 5.675, e pelo Instituto Federal da Paraíba, com 2.850.
Vídeos
Neste ano, o r terá apenas uma edição — só em janeiro, sem o processo seletivo que usualmente ocorre no meio do ano.

Mais Notícias