Anna Clara Avila, de Urupês, no interior de SP, acredita que a ‘Fadinha’ pode conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris. Disputas do skate street feminino estão previstas para este domingo (28). Fã de Rayssa Leal, skatista de 6 anos aposta em ouro da ‘Fadinha’ em Paris
Desde a abertura oficial, na sexta-feira (26), não se fala em outra coisa ao redor do mundo: o início das Olímpiadas de Paris. Em Urupês, cidade localizada no interior de São Paulo, não seria diferente. A pequena skatista Anna Clara Avila, de seis anos, que já foi elogiada por Rayssa Leal e teve um vídeo compartilhado por Tony Hawk nas redes sociais, vive na expectativa para que a “Fadinha” do skate traga a medalha de ouro para casa.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
As disputas do skate street feminino, modalidade que Rayssa disputa, estão previstas para este domingo (28), com a etapa preliminar às 7h e a final às 12h (horários de Brasília), na Arena La Concorde, um parque urbano no coração da capital francesa.
Rayssa Leal segurando sua medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021
Getty Images/Via BBC
Nas Olimpíadas de 2020 (que, na verdade, foram disputadas em 2021 por conta da pandemia da Covid-19) em Tóquio, a “Fadinha” se tornou a brasileira mais jovem a receber uma medalha olímpica — e a sétima medalhista mais jovem em toda a história dos Jogos Olímpicos. Com 13 anos e seis meses, Rayssa ganhou a prata na categoria street.
Tóquio 2020 marcou a estreia do skate em Olimpíadas. Quatro anos depois, Rayssa chega a Paris como uma das principais esperanças de medalhas na delegação brasileira. Perguntada pelo g1 se acredita que a “Fadinha” pode conquistar o ouro, Anna Clara respondeu:
“Eu acho que sim. Ou ela ou a Gabi Mazetto ou a Pâmela Rosa. Eu acho que ela [Rayssa] vai ganhar em primeiro lugar. Espero que todas as meninas acertem as manobras e a Rayssa traga o ouro para casa.” (assista acima)
Repercussão nas redes sociais
Anna Clara Avila, de Urupês (SP), tem seis anos e é skatista
Lucas Oliveira/Divulgação
Em 2023, o talento de Anna Clara chegou até a vice-campeã olímpica da modalidade, que a elogiou nas redes sociais. Rayssa deixou o comentário “Fofinha” em um vídeo da pequena “pegando um corrimão”.
Rayssa Leal, a ‘Fadinha’ do skate, elogiou Anna Clara Ávila, de Urupês (SP), por suas habilidades no skate
Reprodução/Instagram
A “Fadinha” do interior de São Paulo também chamou a atenção do norte-americano Tony Hawk, um dos skatistas mais famosos do mundo. Ele compartilhou uma das manobras feitas por Anna Clara nas redes sociais, e a publicação passou das 100 mil curtidas e dos mil comentários.
Initial plugin text
Além de Rayssa Leal e Tony Hawk, a Street League Skateboarding (SLS), o maior campeonato de skate do mundo, também compartilhou um vídeo da pequena nas redes sociais. Com a legenda “máximo respeito”, o post acumulou mais de 60 mil curtidas.
Initial plugin text
Garantida no Brasileiro
Segundo Carolina Amaral Ávila, empreendedora e mãe da menina, o interesse de Anna Clara pelo esporte surgiu por influência do irmão mais velho. Aos três anos, enquanto o acompanhava nos treinos, ela já falava em ser skatista.
“Eu precisei explicar para o professor que a minha filha queria muito praticar e pedir autorização. Ele deixou, e então eu coloquei ela nas aulas. Para a nossa surpresa, em questão de 15 dias ela já estava descendo as rampas sozinha”, contou Carolina.
Skatista de 6 anos conquista vaga no campeonato brasileiro; confira manobras
Com seis meses de treino, a skatista-mirim aprendeu a fazer manobras e pediu para começar a competir.
Recentemente, Anna Clara participou da 4ª etapa do Circuito Paulista de Skate Street e conseguiu a primeira colocação, garantindo uma vaga no campeonato brasileiro da modalidade.
Anna Clara Avila, de 6 anos, em campeonato de skate em Rio Preto (SP)
Lucas Oliveira/Divulgação
No ano passado, a skatista não havia conseguido participar dessa etapa do circuito. Segundo a mãe, isso a deixou muito triste.
“Não conseguimos levar ela no ano passado, mas esse ano foi diferente. Ela treinou e se empenhou muito para conquistar o título”, explica a mãe.
Anna Clara é aluna do Projeto Donos da Rua, iniciativa da Prefeitura de Urupês, e pratica o esporte sob orientação de um monitor, além do apoio dos pais.
Skatista de 6 anos já teve vídeo compartilhado por Tony Hawk
Arquivo pessoal
Metas para o futuro
A carreira da skatista começou agora, mas ela já sonha alto. De acordo com a mãe, uma das principais metas da menina é conseguir “viver do skate” e, quem sabe no futuro, chegar às Olímpiadas.
Outro sonho de Anna Clara é, claro, conseguir andar de skate com a inspiração dela, Rayssa Leal, um dia.
Anna Clara sonha em um dia poder viver do skate e competir nas Olímpiadas
Arquivo pessoal
*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM