17 de janeiro de 2025

‘Só deu tempo de tirar o meu pai e o cachorro’, diz moradora que teve casa invadida por enchente


A chuva que caiu nesta quinta (16) provocou transtornos em diversos pontos de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Houve registros de pessoas ilhadas, carros arrastados, transbordamento de córregos e vias bloqueadas. Após alagamento, Avenida Teresa Cristina fica destruída
A comerciante Larissa Lima dedicou a manhã desta sexta-feira (17) a contabilizar os prejuízos causados pelas enchentes da última noite em Belo Horizonte e Região Metropolitana. A casa dela, que fica na Avenida Teresa Cristina, na Vila São Paulo, em Contagem, foi invadida e danificada pela água do Córrego Ferrugem.
“Só deu tempo de tirar o meu pai e o cachorro. […] Sofá, geladeira… perdemos tudo, tudo, tudo… Graças a Deus ninguém ficou ferido. […] Agora é lutar para conquistar tudo de novo, se Deus quiser”, disse a moradora.
À TV Globo, comerciante relatou prejuízos causados pela chuva desta quinta-feira (16)
Reprodução/TV Globo
A chuva que caiu nesta quinta (16) provocou transtornos em diversos pontos da capital. Houve registros de pessoas ilhadas, carros arrastados, transbordamento de córregos e vias bloqueadas.
Na Região de Venda Nova, passageiros de um ônibus tiveram que subir no teto do veículo depois que o córrego na Avenida Vilarinho transbordou (veja vídeo abaixo). Os bombeiros foram acionados para o resgate.
Região de Venda Nova, mais uma vez, sofre com a chuva
No bairro Rio Branco, moradores precisaram deixar o próprio lar após o desabamento de um muro. Os escombros atingiram a lateral de um prédio, destruindo a parede do quarto de um apartamento e danificando a estrutura de outro (veja vídeo abaixo). O edifício chegou a ser interditado.
Em Venda Nova, prédio é interditado após temporal
Na Região da Pampulha, o nível do Córrego Ressaca subiu a ponto de arrastar veículos na Avenida Heráclito Mourão de Miranda, no bairro Castelo. Já na Região Noroeste, a força da correnteza deixou uma caminhonete presa no alagamento e um motociclista ilhado na Avenida Amintas Jacques.
Motociclista e caminhonete presos em alagamento na Avenida Amintas Jacques
Reprodução/TV Globo
Segundo a Defesa Civil, em apenas duas horas choveu mais de 50 milímetros, o que equivale a 15% dos 300,9 milímetros esperados para o mês, em cinco regiões do município.
Por que medimos as chuvas em milímetros e não em mililitros?
Contagem
Na Grande BH, Contagem também sofreu com os transtornos do temporal. Eram esperados 25 milímetros de chuva na cidade, mas foram quase 50, de acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds).
Casas na Vila Samag foram inundadas. Um morador equipado com um colete salva-vidas e uma boia ficou de prontidão para ajudar possíveis vítimas da enchente (veja abaixo).
Vila Samag, em Contagem, sofre mais uma vez os impactos da chuva
Houve registro de alagamentos nas avenidas Severino Ballesteros, João Gomes Cardoso, Vila Rica, Francisco Firmo de Matos e Régulus, conforme a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs).
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:

Mais Notícias