26 de dezembro de 2024

‘Só tenho que agradecer’, diz pai após filho ser salvo de engasgo por policial militar em Divinópolis


Bebê de um ano e cinco meses engasgou com o próprio catarro e foi levado pelos pais até a sede da 7ª Região da Polícia Militar. No local, a ação rápida dos militares foi crucial para salvar a vida do menino. Bebê engasgado é salvo por policiais militares em Divinópolis
Um gesto rápido e preciso do soldado Barreto, da Polícia Militar (PM), foi determinante para salvar a vida de um bebê engasgado em Divinópolis. O episódio foi marcado por emoção e gratidão de Marcos, pai da criança, que encontrou na PM o socorro necessário no momento de desespero. Veja parte do salvamento do bebê no vídeo acima.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
“Trabalho e moro perto do quartel. Eu saí de casa e, quando voltei, encontrei minha esposa gritando e descendo com meu filho que estava engasgado. Quando peguei ele, estava roxo. Só pensei em correr para o quartel. O militar apareceu e eu apenas entreguei meu menino nas mãos dele”, contou Marcos, pai do bebê de um ano e cinco meses.
De acordo com o soldado Barreto, era por volta de 10h40, quando ele viu um homem e uma mulher correndo com um bebê no colo enquanto olhava pela janela da sentinela do quartel. O menino havia engasgado com o próprio catarro.
“De imediato, desci, acionei a prioridade na rede de rádio e pedi apoio aos colegas. Peguei a criança no colo e percebi que ela apresentava sintomas de engasgo. Iniciei as manobras de desobstrução, mas ela não respondia. Virei a criança para o lado, bati nas costas com a ‘Manobra de Heimlich’ e ela expeliu o que provavelmente estava obstruindo a garganta. Aos poucos, ela foi voltando a respirar”, relatou Barreto.
Militar fala sobre ação que salvou bebê engasgado; pai agradece ação rápida da PM
Com o bebê já respirando, ainda que de forma fraca, o soldado e os colegas levaram o menino para dentro do quartel e prosseguiram com a técnica de primeiros socorros até a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Graças a Deus, conseguimos estabilizá-lo até o atendimento médico”, acrescentou o soldado.
Na sequência, o bebê foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelo Samu, consciente e estável.
Só tenho que agradecer. Se não fosse ele, estaríamos aqui hoje em outras circunstâncias
A sargento Viviane, enfermeira do Núcleo de Atenção Integral à Saúde (Nais) da 7ª Região da PM, também prestou apoio no atendimento e permaneceu ao lado da família.
“A rápida e eficiente atuação dos militares foi crucial para salvar a vida da criança, reafirmando o compromisso da Polícia Militar de Minas Gerais com a proteção e bem-estar da população”, destacou a PM.
Bebê engasgado é salvo por policiais militares em Divinópolis
Divulgação
Ponto a ponto do vídeo:
O casal carregando o filho aparece na rua em frente ao quartel e pede por socorro. Em seguida, um homem sai de dentro do quartel e vai em direção ao casal, juntamente com um policial militar;
Ainda na rua, o militar iniciou a “Manobra de Heimlich” para desobstruir as vias respiratórias do bebê;
Outros militares também aparecem para ajudar no atendimento ao menino;
Em seguida, o vídeo mostra o bebê sendo levado para dentro do quartel, onde o PM continuou realizando a técnica de primeiros socorros até o menino voltar a respirar;
O vídeo encerra mostrando a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), já dentro do quartel.
Manobra de Heimlich: como aplicar para salvar vida durante engasgo
Atendimento rápido em unidade de saúde salva vida de recém-nascida em Divinópolis
Criança engasgada é salva por policial militar em Divinópolis
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Mais Notícias