Em 24 horas, choveu mais do que o dobro do esperado para o mês inteiro na Grande Florianópolis. De acordo com a Defesa Civil, mais de 2,5 mil pessoas estão fora de casa. Sobe para 13 o número de cidades em situação de emergência em Santa Catarina
Em Santa Catarina, são 13 cidades em situação de emergência.
A chuva diminuiu, mas algumas consequências do temporal ainda vão longe. A principal rodovia do estado, a BR-101, está interditada em Biguaçu, na Grande Florianópolis. A força da água rompeu a galeria do córrego que passa por baixo da estrada e destruiu a pista nos dois sentidos. A alternativa é desviar pelo anel viário, que contorna a região.
Ali perto, moradores trabalham para tirar a lama de dentro de casa.
“Na hora que eu recebi o alerta no telefone, que a Defesa Civil estava alertando todos ali pelo telefone, eu vim imediatamente para casa. Abandonei tudo. Cheguei aqui e já estava uma enxurrada. Estava tudo enchendo”, conta a promotora de vendas Sharlene Alves.
Em Florianópolis, durante boa parte do dia, um dos acessos à ilha ficou alagado. Onde a água baixou, o momento é de limpeza e de pensar em como se recuperar.
“A gente perdeu tudo dentro de casa. Material escolar das crianças, brinquedo, móveis, como cama, geladeira, tudo. Não sobrou praticamente nada”, diz a atleta Pâmela Castro Lorenz.
Sobe para 13 o número de cidades catarinenses em situação de emergência por causa da chuva
Jornal Nacional/ Reprodução
No Aeroporto Internacional de Florianópolis, dez voos foram cancelados. Na cidade vizinha, São José, moradores deixaram as casas durante a manhã.
“É a terceira enchente que eu pego aqui. Não tem jeito, cara. Se essa chuva vem assim contínua, a gente pega enchente. Nós não dormimos a noite toda cuidando. Já levantei tudo, porque eu tenho a parte de cima, o que eu consegui”, lamenta a dona de casa Andréia Vargas.
Em Governador Celso Ramos, uma pessoa morreu. O corpo de um pescador de 74 anos, que estava desaparecido desde quinta-feira (16), foi encontrado nesta sexta-feira (17) pela manhã.
Em 24 horas, choveu mais do que o dobro do esperado para o mês inteiro na Grande Florianópolis. De acordo com a Defesa Civil, mais de 2,5 mil pessoas estão fora de casa por causa da chuva.
Sobe para 13 o número de cidades catarinenses em situação de emergência por causa da chuva
Jornal Nacional/ Reprodução
Outra região atingida foi o Litoral Norte. Em Camboriú, a prefeitura montou abrigos para moradores e turistas. Na quinta-feira (16), no meio de tanto caos na cidade, o pequeno Kemuel resolveu chegar. Não foi bem como os pais planejaram.
“Quando nós íamos sair para ir para o hospital, a rua já estava totalmente cheia de água, alagada, a rua da minha casa. Nisso estava passando um caminhão da Defesa Civil ali pelo meu bairro”, conta Tatiane.
“Cara, é uma sensação incrível. A partir do momento que tu vê a criança chorando, aquele primeiro choro alivia até a gente, porque deu tudo certo”, celebra Robson dos Santos, diretor da Defesa Civil.
“Foi uma grande surpresa. Eu nunca imaginava que ia acontecer isso, que ele ia acabar nascendo ali na garagem do meu vizinho. Para nós, eu estou muito feliz, muito agradecida a Deus, em primeiro lugar, por tudo”, diz Tatiane.
LEIA TAMBÉM
Cinco cidades de Santa Catarina decretam situação de emergência por causa dos alagamentos
Em situação de emergência, Florianópolis amanhece com chuva, novos alagamentos e vias fechadas
Florianópolis tem vias interditadas, acidentes de trânsito e viagens de ônibus suspensas por chuvas