Equilíbrio adequado é de 25% de água e 25% de ar presentes no solo. Planta precisa de raízes fortes para garantir uma boa produtividade
Vereda Comunica
A presença de raízes fortes e saudáveis na fruticultura é imprescindível: é necessário ter um solo equilibrado na presença entre água e ar, não podendo ser compactado nem encharcado. A proporção ideal é de um solo composto 25% de água, 25% de ar, 45% de minerais e 5% de matéria orgânica.
Esse equilíbrio entre água e oxigênio é vital para o crescimento adequado das raízes. Isso porque é preciso garantir que os nutrientes estejam solúveis para serem absorvidos pelas raízes, que também precisam ter espaço livre para se expandir. Um solo aerado também contribui para a manutenção da micro e microbiologia presentes no ambiente.
Medir a compactação
Por isso, a orientação da equipe técnica da Seiva do Vale para os produtores da fruticultura do Vale do São Francisco é avaliar a compactação do solo como uma das primeiras medidas para avaliar a situação do seu cultivo. Em uma escala que varia entre 0 e 7 megapascal (MPa), unidade que verifica o nível de pressão sobre um metro quadrado. Um solo aerado na medida adequada deve ter compactação de no máximo 1 MPa. Essa medida é verificada por um instrumento chamado penetrômetro e pode variar de acordo com a profundidade em que o solo é medido.
Observar estas questões é necessário porque, segundo os técnicos da Seiva do Vale, o produtor pode estar “jogando produto fora” caso esteja fazendo aplicações em um solo que, primeiro, precisa ser recuperado e equilibrado. Preparar o ambiente para receber os produtos de nutrição e a continuidade da irrigação.
Enxofre é aliado
Um dos itens que precisam estar presentes de forma equilibrada no solo para auxiliar o crescimento de raízes é o enxofre, que provoca um efeito chamado “flocular”. A expressão é usada para descrever o trabalho de aeração que ele provoca na terra, aumentando o espaço entre as partículas de solo. O efeito é semelhante ao que o fermento provoca no bolo, que fica fofinho, ao contrário do bolo solado. No caso de solos totalmente degradados, o enxofre oferece uma contribuição importante e comprovada.