19 de setembro de 2024

‘Somos seguidores da esperança’, diz Arcebispo de Manaus em mensagem de Páscoa

Religioso presidiu a Missa Solene da Ressurreição de Jesus na manhã deste domingo (31), na Catedral Nossa Senhora da Conceição. Arcebispo presidiu a missa de páscoa, em Manaus
Divulgação/Catedral Nossa Senhora da Conceição
O cardeal e arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, conclamou os fiéis católicos a serem “seguidores da esperança”, na mensagem de Páscoa deste ano. O religioso presidiu a Missa Solene da Ressurreição de Jesus na manhã deste domingo (31), na Catedral Nossa Senhora da Conceição.
A Páscoa é uma data móvel. No entanto, neste ano, é celebrada neste domingo (31). A Igreja comemora a vitória de Cristo sobre a morte, a data mais importante do ano para os católicos. A liturgia evoca a figura de Cristo como luz que resplandece sobre as trevas e liberta a todos do pecado com a sua morte na cruz.
Para o religioso, é preciso ter esperança em Cristo e em dias melhores.
“A fé no Ressuscitado alimenta a esperança, em uma vida nova, em novo horizonte, novo sentido de viver. A esperança cristã é um dom que Deus concede para sairmos de nós mesmos e abrirmos a nossa vida a Ele. A esperança não decepciona pois o Espírito Santo Consolador foi infundido em nossos corações. […] Somos seguidores da esperança e devemos anunciar o ressuscitado”, disse Steiner durante a homilia.
O arcebispo também fez uma comparação com as leituras bíblicas que falam sobre a ressurreição de Jesus e pediu que os fiéis sejam sinais de esperança e transformação na sociedade.
“O Ressuscitado, nossa esperança, nos desperta de madrugada para sairmos ao encontro dos irmãos necessitados. A ressurreição de Jesus confirma aquilo que vivemos durante todo o tempo da Quaresma, com a Campanha da Fraternidade: vós sois todos irmãos”, finalizou.
Tempo Pascal
O Tempo da Páscoa é o segundo maior tempo litúrgico da Igreja Católica. Ele dura cerca de 50 dias, e começa no domingo da Ressurreição e vai até Pentecostes. Neste período, os cristãos são chamados a viver os ensinamentos de Jesus que, ressuscitado, caminha junto da Igreja.
Ao final, a solenidade da Ascensão do Senhor marca a despedida física de Jesus e, Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre os discípulos e o início da pregação do Evangelho.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Mais Notícias