19 de novembro de 2024

Sorocaba 370 anos: moradores da região contam sobre rotina na cidade onde ‘tudo se resolve’

‘Aniversariante’ faz limite com outros oito municípios. Para moradores da região, é mais perto e cômodo fazer tudo com os vizinhos sorocabanos. Linha de ônibus de Sorocaba (SP) circula em Iperó
Diogo Del Cistia/g1
Nos seus 370 anos de história, Sorocaba (SP) sempre esteve ligada a algum caminho. Já foi estrada de chão batido para mulas, cavalos e carroças de tropeiros e trilhos para o desenvolvimento da malha ferroviária da Estrada de Ferro Sorocabana. O município continua sendo referência e, é claro, caminho e rotina para milhares de pessoas, em especial para aquelas que moram bem próximas dos limites de seus municípios com as terras de Baltazar Fernandes.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
(Durante esta semana, o g1 publica uma série especial em comemoração ao aniversário de Sorocaba. Confira outras reportagens no final do texto.)
Sorocaba faz divisa com oito municípios. Os vizinhos da cidade, por delimitação geográfica ou cardeal, são:
Norte: Porto Feliz;
Sul: Votorantim;
Leste: Mairinque;
Nordeste: Itu;
Oeste: Araçoiaba da Serra;
Sudoeste: Salto de Pirapora;
Noroeste: Iperó;
Sudeste: Alumínio.
Na Rodovia Emerenciano Prestes de Barros, antes da Castello Branco, fica, como os moradores costumam dizer, um pedaço de Porto Feliz em Sorocaba. A comunidade Indaiatuba tem cerca de 20 residências, a maior parte formada por chácaras.
Quem mora no local reconhece que é mais fácil “resolver a vida” em Sorocaba. Tem gente que já nem sabe há quanto tempo não vai ao Centro de Porto Feliz. Caso do paisagista Diego Henrique Barucci, que nasceu e se criou no bairro, como ele diz.
“Eu me considero mais sorocabano do que porto-felicense. Tudo se resolve em Sorocaba, no São Bento”, lembra.
Moradores de bairro no município de Porto feliz resolvem a maior parte dos seus problemas em Sorocaba (SP)
Diogo Del Cistia/g1
O local fica a 21 minutos do Centro de Porto Feliz, de carro. São cerca de 20 quilômetros de distância. É praticamente o mesmo tempo para chegar ao Centro de Sorocaba, só que a menos de dez minutos da comunidade, o Diego conta com toda a infraestrutura do Parque São Bento, um dos mais populosos da zona norte da cidade.
Diego também faz questão de dizer que a filha dele nasceu em Sorocaba. Ele mora às margens da rodovia, no mesmo local há cerca de 35 anos. A comunidade fica a 300 metros da placa que marca o limite entre os municípios.
Iperó
A situação se repete em Iperó. Os bairros de George Oetterer e Campo Vileta comportam cerca de um terço de toda a população do município. A região conta com mais de 11 mil habitantes. São quase 23 quilômetros e 31 minutos para chegar ao Centro de Iperó. Já para Sorocaba, são cerca de 13,5 quilômetros e 24 minutos. Ocorre que a região está colada com a zona norte de Sorocaba.
Do lado de Iperó, há um grande número de pessoas que se deslocam para Sorocaba para realizar as mais diversas atividades, como trabalhar e estudar. Tanto é verdade que Sorocaba mantém fixa uma linha de ônibus em que o ponto final é no bairro de Iperó.
Técnica de enfermagem Claudia Maria da Silva viaja de Iperó (SP) todos os dias para Sorocaba
Marcel Scinocca/g1
A técnica de enfermagem Claudia Maria da Silva, de 40 anos, faz o trajeto entre o bairro de Iperó até Sorocaba praticamente todos os dias. Ela estuda e trabalha na cidade. A pernambucana diz que hoje divide o coração entre Iperó e Sorocaba e conta ainda que o marido é da cidade, assim como seus filhos também nasceram em Sorocaba.
“O Centro de Iperó fica muito longe daqui. Nossa rotina está toda em Sorocaba”, lembra.
A Regiane Beatriz Lopes, de 19 anos, também faz diariamente a rotina para Sorocaba, mas com oito ônibus, ida e volta. “Seria mais fácil se morasse em Sorocaba”, afirma.
Houve, recentemente, uma discussão entre os moradores e poder público para que a região de George Oetterer fosse aglutinada por Sorocaba (entenda a discussão abaixo). Regiane é uma das pessoas que são favoráveis à incorporação.
Desmembramento
Essa possibilidade de desmembrar o bairro de Iperó foi alvo de um movimento a partir de 2011. O assunto chegou a ser debatido na Assembleia Legislativa. O relatório final teve favorável à realização do plebiscito para que os moradores escolhessem se queriam ou não o desmembramento do bairro. Duas audiência públicas chegaram a ser realizadas e 1.200 assinaturas foram coletadas a favor da mudança. O procedimento, entretanto, não avançou.
Moradores de George Oetterer, em Iperó (SP), já fizeram movimento para que o bairro fosse incorporado a Sorocaba
Diogo Del Cistia/g1
Além disso, há outro indicativo da presença de Sorocaba nos bairros George Oetterer e Campo Vileta. Grande parte dos veículos que trafegam pelos bairros tem placas de Sorocaba.
Votorantim
A situação do limite de município entre Sorocaba e Votorantim é tão complexa que há caso de cobrança de IPTU pelas duas prefeituras no mesmo imóvel. A situação se estende, inclusive, ao principal shopping da região, que tem uma ala em Sorocaba e outra em Votorantim.
Outra amostra do problema na divisão é que há confusão na hora, por exemplo, de fiscalizar estabelecimentos, gerando dúvida se a atuação é de Sorocaba ou de Votorantim. Há também casos de moradores de condomínio de alto padrão que se dizem moradores de Sorocaba, embora, geograficamente, estejam em Votorantim.
Vale lembrar que a maior produtora do cimento do Brasil já pertenceu a Sorocaba. A situação só mudou em 1964, quando a Assembleia Legislativa do Estado mudou a extensão territorial de São Paulo, desmembrando áreas e criando 72 novos municípios, incluindo Votorantim.
Antes desse desmembramento, Votorantim cobria a maior parte da zona sul de Sorocaba, como demostram mapas antigos da cidade. Com a mudança, coube a região do Parque Compolim esse papel, até os dias atuais.
Alumínio e Araçoiaba
Genebra, em Sorocaba, é um dos bairros que fazem limite com a cidade de Alumínio. Vizinho ao local, vários sítios e chácaras e pequenos vilarejos na zona rural da cidade que resolvem suas vidas em Sorocaba. A situação acontece, por exemplo, com a compra de itens de alimentação e combustível. Tudo é feito na região de Brigadeiro Tobias.
A ponte da divisa indica que o motorista ou pedestre está exatamente no limite dos municípios, entre Araçoiaba da Serra e Sorocaba. A Estrada Municipal Ribeiro Leite liga o bairro sorocabano Quintais do Imperador com a região de Araçoiabinha. Da mesma forma que ocorre em outras regiões próximas ao limite de municípios, os moradores recorrem à zona oeste de Sorocaba para resolver a maior parte dos seus problemas, incluindo compras e até atendimento de saúde.
Placa indica ponte que fica limita os municípios de Sorocaba (SP) e Araçoiaba da Serra
Google Street View/Reprodução
Em todos esses bairros, entretanto, há questões que não podem ser resolvidas em Sorocaba, como as contas de consumo, como água e energia elétrica, e as burocracias relacionadas aos processos cartoriais, como registro de nascimento e escritura dos imóveis.
CONFIRA OUTRAS REPORTAGENS DA SÉRIE:
Sorocaba completa 370 anos e carrega peculiaridades em suas regiões
Mapa mostra destino de produtos fabricados na cidade
Quem são as pessoas que dão nome aos locais históricos
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias