21 de setembro de 2024

Sorocaba amplia atendimento para pessoas com sintomas de dengue

Com a mudança, UBSs Fiori, Hortência e Simus passarão a atender das 8h às 18h, como sentinelas. Também haverá ampliação do espaço para hidratação. Em Jundiaí (SP), haverá uma ação especial neste sábado (6); confira os detalhes. Mosquito transmissor da dengue
Divulgação
Sorocaba (SP) passa a ter um novo fluxo de atendimento para pacientes com sintomas da dengue a partir da próxima segunda-feira (8). Atualmente, três das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estão atendendo exclusivamente pessoas com suspeita da doença, das 19h às 22h, sendo elas:
UBS Fiori: Rua Atanázio Soares, 814 – Vila Olimpia;
UBS Hortência: Rua Teodoro Kaizel, 677 – Vila Hortência;
UBS Simus: Alameda dos Lírios, 327 – Jardim Simus.
Esse formato segue até a noite desta sexta-feira (5). Com a mudança, as três UBSs mencionadas passarão a atender das 8h às 18h, como sentinelas. Com o novo atendimento, haverá ampliação do espaço para hidratação.
Também serão realizadas coletas de exame (hemograma), até as 14h. Antes, só era possível fazer o exame em unidades de urgência e emergência, como UPHs, UPAs e PAs.
Vale reforçar que o atendimento dos pacientes do grupo A (com sintomas de dengue, sem sinais de alarme e comorbidades) permanece nas 33 UBSs da cidade.
Já as três unidades sentinelas, a partir do dia 8, terão como atendimento preferencial os pacientes classificados como grupo B (com comorbidades, manchas vermelhas e prova do laço positiva).
O setor de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde (SES) também realizará ações educativas e preventivas em diferentes pontos da cidade, a partir das 8h. Nos locais, serão distribuídos informativos, expostos cartazes e faixas, além de contar com a presença do “mosquitão inflável” e agentes da Zoonoses para esclarecimentos de dúvidas. Confira os locais:
Segunda-feira (8): Praça Lions (Avenida Dom Aguirre – Centro);
Quarta-feira (10): Praça Cel. Fernando Prestes (Centro);
Sexta-feira (12): Praça Oxford (Jardim Piazza Di Roma).
Na intenção de dar continuidade às capacitações sobre o tema, a SES promoverá, na terça-feira (9), um encontro no Salão de Vidro do Paço Municipal, voltado para profissionais da saúde da Atenção Básica, Urgência e Emergência de hospitais das redes pública e privada.
Mosquito transmissor da dengue
Lauren Bishop
Atendimento em Jundiaí
Com o aumento dos casos de dengue, Jundiaí (SP) manterá, neste sábado (6), três UBSs abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas da doença, das 8h às 17h. São elas:
Nova UBS Jardim do Lago: Rua Leonita Faber Ladeira, 1358;
UBS Tamoio: Rua Orestes Barbosa, s/n;
UBS Morada das Vinhas: Rua Uva Niágara, s/n.
No caso das pessoas com mais de 60 anos, que tenham comorbidades ou que apresentem sinais de agravamento da doença, a orientação é que busquem atendimento nos seguintes locais:
PA Hortolândia: Rua Campinas, 58, Vila Hortolândia – das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h);
PA Ponte São João: Rua Santo Antônio, 191 – das 7h às 19h (fechamento dos portões às 18h);
UBS Retiro: Rua Maria Lúcia de Almeida, 100) – das 7h às 19h (fechamento dos portões às 18h);
UPA Vetor Oeste: Avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 155 – atendimento 24h.
A prefeitura do município decretou situação de emergência devido ao avanço dos casos de dengue na cidade, e o Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à Dengue definiu novas estratégias de enfrentamento da doença. A cidade acumula 3.836 casos da doença. Veja quais são os principais sintomas:
Febre;
Dor de cabeça;
Dores no corpo e articulações;
Manchas na pele;
Dor nos olhos;
Falta de apetite;
Fraqueza e vômito.
Já os sinais de alarme que indicam uma evolução potencialmente mais grave são:
Dor abdominal intensa;
Náuseas;
Vômitos persistentes;
Sangramento de mucosas.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias