18 de novembro de 2024

Sorocaba recebe novas doses da vacina contra a dengue; veja quem pode se imunizar

Remessa será entregue nesta terça-feira (20). Imunizantes serão destinados às crianças e adolescentes que já receberam a primeira dose e estarão disponíveis nas 33 UBSs da cidade. Vacina QDenga será aplicada em todas as UBSs de Sorocaba
Paulo Pinto/Agência Brasil
Sorocaba (SP) recebe mais de 1,8 mil doses da QDenga, a vacina contra a dengue nesta terça-feira (20). Os imunizantes estarão disponíveis nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a partir de quinta (22).
Os imunizantes são destinados a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que já receberam a primeira dose.
Na primeira etapa da campanha, foram vacinadas cerca de 11 mil pessoas do grupo prioritário, sendo necessária a solicitação de doses para reforço. As doses serão aplicadas nas 33 UBSs da cidade, mediante horário de funcionamento de cada unidade.
Somente neste ano, a cidade já registrou 41 mortes em decorrência da doença, batendo o recorde da epidemia de 2015, quando contabilizou 37 óbitos. Além disso, há 46,8 mil casos confirmados e outras oito mortes em investigação.
Vacinação
A vacina contra a dengue tem sido disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba desde o dia 6 de maio. No entanto, a aplicação está sendo feita apenas para grupos prioritários, como crianças e adolescentes.
De acordo com a prefeitura, a cidade espera vacinar mais de 23 mil crianças entre 10 e 11 anos. Pacientes imunossuprimidos não devem se vacinar, devido à contraindicação. Caso o morador tenha contraído dengue, é preciso esperar seis meses para se imunizar.
A vacina contra a dengue é ministrada em duas doses, entre um intervalo de três meses.
Sorocaba inicia vacinação contra a dengue em 30 UBSs a partir de segunda-feira; veja quem pode se imunizar
O que é a dengue?
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Veja quais são os principais sintomas da dengue:
Febre;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
Como saber se você está com dengue e se é grave
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias