De 53 registros em 2023, a cidade passou para 74 entre janeiro e outubro deste ano. Dados do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) apontam que a maior diferença é na adoção de crianças e adolescentes. Sorocaba tem aumento de 40% no número de adoções
Sorocaba (SP) registrou um aumento de 40% no número de adoções em 2024, de acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). De 53 registros em 2023, a cidade passou para 74 entre janeiro e outubro deste ano. Os dados apontam que a maior diferença é na adoção de crianças e adolescentes.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme o TJ-SP, foram registradas 41 adoções de crianças até 8 anos em 2023. Já em 2024, foram 59, o que representa um aumento de 43,9%. Já as adoções de adolescentes com mais de 12 anos aumentaram 200%, passando de duas para seis.
Qualquer pessoa, independente de sexo, idade e classe social, pode passar pelo processo de adoção. O primeiro passo é procurar a Vara da Infância e Juventude da cidade e, a partir disso, seguir os protocolos, que incluem documentação, avaliação psicológica e social, entre outros
‘Nunca perdi a esperança’
Marcela adotou duas irmãs no ano de 2019
TV TEM
A espera foi longa mas, em 2019, as irmãs Lauanda e Kerin, de Sorocaba (SP), finalmente encontraram uma família. As duas foram adotadas por Marcela Mendes, que descobriu que estava grávida durante o processo.
“O processo de adoção sempre foi um desejo para mim, eu sempre quis ser mãe, independente de qualquer meio. A adoção foi uma escolha nossa, nós decidimos adotar duas crianças e trazer seguranças para elas. Garantimos que elas ficassem juntas durante todo o processo”, diz.
Após a chegada das irmãs, Marcela deu à luz a Manuela, que atualmente tem cinco anos. Atualmente, a família vive em harmonia e busca conscientizar outras pessoas sobre as vantagens do processo de adoção.
“Eu fui adotada com 11 anos de idade e para mim foi muito mágico esse processo. Eu também aprendo todos os dias com a minha mãe. A espera foi longa, cinco anos. Mas nunca perdi a esperança”, conta Lauanda.
Enquanto estava no processo de adoção, Marcela ficou grávida de Manu
TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM