15 de janeiro de 2025

Startup que nasceu em comunidade periférica de Santana participa da Expo Favela


Evento ocorre nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, em São Paulo. Empresa inovadora surgiu do projeto ‘Colorindo Santana’, na área do Ambrósio.  Projeto Colorindo Santana
Pingo de Tinta/Reprodução
Colorindo as casas da área de ponte do Ambrósio, em Santana, distante 17 quilômetros de Macapá, a startup Pingo de Tinta surgiu em 2023 e, nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, vai participar da Expo Favela, em São Paulo (SP).  
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp 
A empresa inovadora é fruto do projeto ‘Colorindo Santana’, da secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (Semop), em parceria com o Ministério Público do Estado (MP-AP) e o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). 
As obras feitas nas paredes das casas ganharam vida em produtos vendáveis, como: caneca, camisa, souvenir e outros serviços. O valor das vendas é revertido para os próprios moradores que contribuem diretamente neste processo, afinal, eles são os responsáveis pelas pinturas.
Produtos produzidos pela startup
Pingo de Tinta/Reprodução
Pingo de Tinta 
De acordo com a startup, a ideia é promover a arte, mas principalmente capacitar os artistas através de parcerias, para que eles se tornem futuros empreendedores, artesãos, instrutores ou até palestrantes. 
O objetivo é que a economia criativa proporcione uma transformação nas ideias da comunidade do Ambrósio, que é uma região periférica de Santana. 
José Marlon Gurjão Ferreira, CEO da empresa, destaca que o projeto renovou as cores das casas e trouxe uma oportunidade de especialização para os moradores. 
“Para a comunidade do Ambrósio, ter esse tipo de visibilidade positiva e representar o Amapá nos enche de emoção […]. Na transformação desses meninos, é fantástico”, disse Gurjão. 
Equipe da empresa durante um evento em Macapá
Pingo de Tinta/Reprodução
A Pingo de Tinta é mais uma das startups que vem ganhando destaque no cenário nacional. Lindomar Ferreira, presidente eleito da ABStartups, destaca o potencial desse tipo de negócio. 
“O Amapá foi o estado que mais avançou em inovação. Temos muitas startups que são referência em seus segmentos e influenciam diretamente na criação de outras”, afirmou Lindomar. 
Colorindo Santana
O projeto sociocultural Colorindo Santana nasceu em 2023. No total, sete residências da comunidade do Ambrósio, na área portuária do município, receberam pinturas multicoloridas desenvolvidas dentro do projeto. 
Projeto ensina técnicas de pintura e deixa comunidade de Santana com novo visual
Expo Favela 
A etapa paulista conta com uma curadoria atenta e especializada. Os participantes passarão por diversas etapas, incluindo apresentações de negócios e mentorias. 
Os selecionados terão a oportunidade de expor os seus produtos na última etapa da Expo Favela Innovation Brasil, marcada para Dezembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Em 2023, a startup Mazodan, também do município de Santana, foi a campeã da Expo Favela 2023 – O Desafio 2023. A final aconteceu ao vivo no programa É de Casa.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias