22 de setembro de 2024

Sucesso: Festival de Curitiba termina edição com teatros lotados, sessões extras e ingressos esgotados

Curadoria trouxe programação ampla, diversa, representativa e repleta de brasilidade. Evento já tem data para ocorrer em 2025. Guairão – Espetáculo Duetos – Festival de Curitiba
Lina Sumizono
Após duas semanas de uma avalanche artística, chega ao fim a 32ª edição do Festival de Curitiba. Durante 14 dias a capital foi tomada por espetáculos de teatro, dança, circo, humor, musicais, eventos gastronômicos, shows, palestras, oficinas, lançamentos de livros e performances artísticas.
O maior e um dos mais importantes eventos das artes cênicas da América Latina reuniu grandes nomes do teatro nacional e ofereceu uma programação ampla e diversa, com direito a estreias nacionais e espetáculos premiados.
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Mais de 300 atrações ocuparam cerca de 60 espaços culturais e puderam ser vistas também em municípios da região metropolitana como Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais.
Teatros lotados, sessões extras e recorde de venda antecipada dos ingressos marcaram a edição. A estimativa da organização é que o festival deste ano atraiu público de cerca de 200 mil pessoas.
A Mostra Lúcia Camargo contou com 23 espetáculos – todos tiveram ingressos esgotados. O Fringe trouxe 285 espetáculos, sendo mais de 100 gratuitos e boa parte com ingresso pelo sistema Pague Quanto Vale, cuja contribuição é espontânea e direta ao artista.
A programação incluiu atrações de 14 estados, das cinco regiões do país, e também da Argentina, Peru, Chile e Bolívia.
“Os números são muito expressivos, mas este ano me impressionou também a participação efusiva da plateia, de maneira geral. Ao final dos espetáculos o público aplaudiu os trabalhos com muito entusiasmo. Para nós, isso é uma resposta importante, demonstra o acerto da curadoria nas escolhas das montagens”, comemora Fabíula Passini, diretora do festival.
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O eixo amazônico, um dos diferenciais desta edição, trouxe quatro espetáculos de companhias da região Norte do país, com destaque para o duelo entre Boi Garantido e Boi Caprichoso – do tradicional Festival Folclórico de Parintins – presente na abertura do evento, sendo apresentado pela primeira vez no sul do Brasil.
“A integração com o norte do Brasil foi sensacional, tão importante para nós quanto para os artistas de lá. É fundamental que o festival promova esse tipo de intercâmbio. Que bom que a curadoria teve esse olhar e foi possível trazê-los”, diz Fabíula.
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Boi Caprichoso na abertura deste ano do festival
Giuliano Gomes/PR Press
Outro destaque foi a realização da primeira edição da Mostra Surda de Teatro que reuniu sete produções teatrais da comunidade surda de diferentes cidades do país.
Mais uma novidade que deu um frescor para o festival deste ano foi a Mostra Temporada de Musicais, que trouxe espetáculos consagrados sobre grandes ícones da cultura nacional.
Grandes nomes da comédia stand-up também garantiram sessões lotadas do Risorama, que ganhou edição festiva para comemorar o aniversário de 20 anos. O Gastronomix e o MishMash mais uma vez foram sucesso de público e promoveram bons momentos de diversão voltados para toda a família.
Impacto econômico
Espetáculo Ana Lívia – Festival de Curitiba
Annelize Tozetto
Além do legado artístico, o festival se consolida como um importante evento de fomento da economia local ao aquecer o comércio e beneficiar direta e indiretamente cerca de dois mil trabalhadores da cultura.
A segunda edição do Rodada de Conexões, realizado em parceria com o Sebrae/PR, promoveu em dois dias de encontro 480 oportunidades de negócios entre companhias de teatro e programadores de salas de teatro e de festivais de todo o Brasil.
De acordo com o Sebrae/PR, cerca de metade das conversas tem chance de fechar negócio e gerar no futuro um faturamento de R$ 10 milhões a R$ 11 milhões.
“Viabilizar continuidade de trabalho para as companhias é fundamental. E o Rodada de Conexões contribui para que os artistas conheçam os compradores e comercializem seus produtos”, conta Leandro Knopfholz, diretor do Festival.
Apesar da maratona das últimas semanas mal ter acabado, animação não falta para pensar na próxima edição.
“Esta edição foi um sucesso, atingimos o que queríamos e já estamos sonhando com a próxima que já tem data marcada, começa dia 24 de março de 2025”, conta Fabíula.
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