30 de dezembro de 2024

Sujeira e animais mortos: lagoa do Parque da Cidadania é interditada após contaminação da água


Em nota, a secretaria informou que na lagoa foi encontrada a presença de organismos conhecidos como florações de cianobactérias que produzem toxinas que representam risco à saúde humana e animal, seja pelo contato direto, inalação ou ingestão Sujeira e peixes mortos: lagoa do Parque da Cidadania é interditada após contaminação da água
Reprodução
O acesso a uma das lagoas do Parque da Cidadania, no centro de Teresina, foi temporariamente interrompido depois do registro de risco à saúde humana e animal detectado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). A interdição ocorreu nesta sexta-feira (27).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Em nota, a secretaria informou que na lagoa foi encontrada a presença de organismos conhecidos como florações de cianobactérias. Esses organismos produzem toxinas que representam risco à saúde humana e animal, seja pelo contato direto, inalação ou ingestão. (Confira a nota ao final da reportagem).
Ao g1, o biólogo Ribamar Rocha, disse que essas bactérias podem causar também irritações na pele, problemas gastrointestinais e até complicações neurológicas ou hepáticas. E que águas contaminadas por esses organismos podem ter coloração verde-azulada, odor desagradável e se tornarem inadequadas para consumo, recreação ou abastecimento público.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A Semam listou algumas medidas de segurança que devem ser tomadas:
Evitar aproximar-se da água, especialmente em áreas onde houver colorações anormais (verde-azulado) ou odor forte;
Não permitir que crianças ou animais de estimação tenham contato com a lagoa.
Em casos de exposição à água ou o surgimento de sintomas como irritações na pele, náuseas ou dificuldades respiratórias, procurar imediatamente um serviço de saúde.
Sujeira e Peixes mortos
Fotos mostram lagoa do Parque da Cidadania suja e com peixes mortos
Na última semana, visitantes do parque registraram fotos e vídeos em que a lagoa se encontrava completamente coberta por sujeira e com diversos peixes mortos boiando sobre a água.
Os visitantes também relataram que a água apresentava um “mau cheiro” e que a lagoa apresentava uma “coloração esverdeada incomum”.
Nota informativa
Riscos Associados à Água da Lagoa do Parque da Cidadania e Proibição de Uso
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) informa que a água da Lagoa do Parque da Cidadania foi identificada com risco à saúde humana e animal devido à presença de florações de cianobactérias. Tais organismos produzem substâncias tóxicas conhecidas como cianotoxinas. Estas toxinas representam perigo tanto por contato direto quanto por ingestão.
* Riscos à Saúde:
* Contato com a pele: pode causar irritações cutâneas, coceiras e outros desconfortos dermatológicos.
* Inalação de aerossóis: em situações onde a água forma spray, como durante ventos fortes, pode causar irritações respiratórias.
* Ingestão acidental ou deliberada: pode levar a sérios efeitos no fígado, rins e sistema nervoso, além de representar risco fatal em casos extremos.
* Impacto na fauna: animais que ingerirem água contaminada ou consumirem organismos aquáticos da lagoa podem sofrer intoxicações graves e fatais.
Proibição de Uso:
Fica estritamente proibido o uso da água da Lagoa do Parque da Cidadania para qualquer finalidade, incluindo:
* Consumo humano ou animal
* Recreação aquática (nado ou contato direto);
* Irrigação de plantas ou outros usos agrícolas;
* Uso para pesca ou consumo de peixes oriundos da lagoa.
Medidas de Segurança:
* Evite aproximar-se da água, especialmente em áreas onde houver colorações anormais (verde-azulado) ou odor forte.
* Não permita que crianças ou animais de estimação tenham contato com a lagoa.
* Em caso de exposição à água ou sintomas como irritações, náuseas ou dificuldades respiratórias, procure imediatamente um serviço de saúde
Próximos Passos:
* A Prefeitura está tomando as medidas necessárias para avaliar a gravidade do problema e implementar soluções de manejo ambiental para mitigar os impactos.
* ⁠Reforçamos o compromisso de informar a população sobre os avanços das ações e garantir a segurança de todos.
Teresina, 24/12/2024
Gerência de Meio Ambiente (GMA) da Semam Teresina
*Estagiário sob supervisão de Mariane Aquino
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Mais Notícias