Segundo o Inpe, a região deve ter chuva acima da média até o fim do mês. Na primeira quinzena de maio, inclusive em Santa Catarina e parte do Paraná. Sul tem previsão de tempestades até domingo (5) e tendência de chuva em maio
A previsão é de tempestades no Sul até domingo (5) e a tendência é de mais chuva ao longo do mês de acordo com os mapas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O que os meteorologistas chamam de anomalia de precipitação, nós podemos entender como chuva fora dos padrões. Nesse caso, chuva acima da média. Na primeira quinzena de maio, inclusive em Santa Catarina e parte do Paraná, e também na segunda quinzena do mês, principalmente no Rio Grande do Sul.
Sul vai ter chuva fora dos padrões em maio
JN
Desta quinta (2) até esta sexta (3), o perigo é considerado extremo, nível máximo. A chuva pode passar dos 100 milímetros e se aproximar dos 200 mm em alguns pontos, com rajadas de até 100 km/h, risco de novas inundações, transbordamento de rios e deslizamentos.
Nesta quinta, os temporais atingiram também Santa Catarina. Um carro foi arrastado e uma pessoa está desaparecida em Ipira, no oeste catarinense. Na mesma região do estado, em Capinzal, a enxurrada derrubou um poste e estourou um transformador; parte de uma casa desabou por causa da correnteza.
Nesta sexta, pode chover forte em algumas capitais, só que nada parecido com o Sul. Em Aracaju, Maceió, Natal, Fortaleza, São Luís e Boa Vista, os termômetros variam de 29ºC a 32ºC.
O sol predomina do Sul do Pará ao do Piauí, do oeste da Bahia ao Sudeste, no norte do Paraná e em grande parte do Centro-Oeste. Em Brasília e Goiânia, máximas de 30ºC e 34ºC – cerca de 4ºC mais quente do que o normal para a época nas duas cidades. Em Palmas, 34ºC também.
Em Belo Horizonte, 31ºC – muito além da média do mês, que é de 25,7ºC. Em Campo Grande, 33ºC, enquanto o normal seria algo em torno dos 27ºC. Em Vitória, 34ºC, e em Cuiabá, 37ºC. As duas bem mais quentes do que a média também.
Calor acima do normal em São Paulo e no Rio de Janeiro
JN
E em São Paulo e no Rio de Janeiro, a diferença é maior ainda: de 8ºC e de 9ºC. Na capital paulista, calor de 32ºC. E no Rio, de 37ºC.